A comédia de natal de Chris Columbus, protagonizada por Macaulay Culkin (Kevin), assinala 30 anos desde a estreia nos cinemas americanos. A rebeldia do jovem de 8 anos e a sua aventura natalícia continuam até aos dia de hoje a marcar presença na cultura popular.
Para muitos, natal já não é natal sem a transmissão do clássico “Sozinho em Casa” na televisão, um filme onde a internet e as redes sociais não existiam e são substituídas pela ingenuidade, pelo cómico e pelo drama da família McCallister.
Com viagem marcada para Paris, a família de Kevin adormece e deixa-se levar pela agitação e receio de perder o voo, acabando por se esquecer do próprio filho em casa, que torna a sua experiência mágica e inesquecível com as suas armadilhas contra dois assaltantes.

O “Sozinho em Casa” faz parte de um conjunto de cinco filmes, baseados na mesma ideia e interpretados por outros atores a partir do terceiro filme. A imagem e talento de Macaulay Culkin conquistou o coração de todos, tornando o primeiro filme o mais emblemático e acarinhado entre o público.
Passados 30 anos da data de estreia, o filme continua a ser um fenómeno em Portugal e resto do mundo, em particular na época natalícia, não ficando indiferente a ninguém o mítico grito: “Keviiiiiiin!”.
Escrito por: Maria Santos
Editado por: Júlia Varela