Listen: O filme português candidato à nomeação para os Prémios da Academia

Filme Listen de Ana Rocha de Sousa, vencedor de inúmeros prémios e aclamado pela crítica mundial, está agora na corrida à nomeação dos Óscares na categoria de Melhor Filme Internacional.

Na passada segunda-feira (dia 16), a Academia Portuguesa de Cinema anunciou que Listen foi o mais votado para representar Portugal no cerimónia de cinema mais importante do mundo.

Num post do Facebook publicaram:

Post da Academia Portuguesa de Cinema na página oficial de Facebook

Entre os candidatos estavam também, como mencionado, Mosquito, de João Nuno Pinto, Patrick, de Gonçalo Waddington, e Vitalina Varela, de Pedro Costa.

Listen é detentor de seis prémios do Festival de Cinema de Veneza, dos quais os mais relevantes são: o Leão do Futuro, para uma primeira obra, e o prémio especial do júri da competição “Horizontes”. Estreou nos cinemas a 21 de outubro e é já o filme português mais visto do ano, com cerca de 32.500 espectadores (segundo o Jornal Público). A próxima cerimónia dos Óscares irá realizar-se a 25 de abril de 2021. As nomeações serão conhecidas em Março.

Estátua dos Óscares Fonte: Rádio Oxigénio

Há ainda o receio de que o filme não seja aceite pela Academia de Cinema dos Estados Unidos,  por ser em grande parte falado em língua inglesa, havendo a possibilidade de escolher um dos outros filmes candidatos para ocupar o lugar de Listen, caso não se verifique a sua elegibilidade. Contudo, Paulo Trancoso (Presidente da Academia Portuguesa de Cinema) afirmou à agência Lusa :

“Esperemos que não haja entraves, só um comité específico fará a análise dos filmes. Mas não poderíamos coarctar o filme a ser candidato. O filme tem língua inglesa, tem língua portuguesa, tem língua gestual, o contexto da linguagem está adequado, é uma história facilmente identificável que é sobre uma comunidade portuguesa”.

Inspirado em histórias reais, Listen aborda o tema já há muito comentado, mas com pouco destaque, das famílias portuguesas imigrantes no Reino Unido cuja guarda dos filhos é tirada aos pais por motivos questionáveis. No filme, a mãe Bela (Lúcia Moniz) – empregada de limpeza – e o pai Jota (Ruben Garcia) – desempregado – , que aguardam uma visita da segurança social para pedir apoio, vêm-se com os filhos retirados brutalmente pela deteção, na escola, do que pareciam ser marcas de agressão nas costas da menina Lu (Maisie Sly) de 7 anos, surda. O casal embarca assim numa luta contra o sistema judicial e social britânicos para recuperar os três filhos.

No sistema britânico, as crianças são entregues a famílias pagas para tal e o processo é irreversível. Neste caso, os médicos que examinaram Lu, viram que a acusação era falsa uma vez que as marcas não eram de agressão, mas sim de uma doença de pele. Todavia, não bastou para a família regressar à normalidade.

Numa entrevista, Ana Rocha afirma:

“Acredito que o sistema está a tentar defender os melhores interesses das crianças […] Eu defendo também que, da maneira que a lei está escrita, deixa um grande espaço para erros. […] Mesmo que a certo ponto se perceba que um erro foi cometido, não se pode reverter o processo e isso para mim é o mais preocupante e difícil de entender.”

Poderá assistir à entrevista na integra:

Entrevista a Ana Rocha e Lúcia Moniz

Filmado em Londres e com atores britânicos no elenco, que contracenam com portugueses, é também a primeira longa metragem de ficção da diretora Ana Rocha de Sousa e encontra-se cotado com 7,2 estrelas no IMDb.

Listen já está nos cinemas. Assista aqui ao trailer:

Trailer do filme Listen

Escrito por: Mariana Costa

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s