Gonçalo Francisco: «Um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos»

Dia 17 de novembro a comunidade ISCSPiana é convocada para a eleição dos novos representantes da AEISCSP. O jornal Desacordo decidiu falar com os Presidentes de cada uma das listas concorrentes, de modo a poderes acompanhar esta atípica campanha eleitoral.

Gonçalo Francisco, Presidente da Lista A, frisou quais os principais pilares que orientam a sua lista e revelou ainda quais os obstáculos que enfrentou durante todo o processo de construção da sua equipa.

Fonte: Instagram Lista A

Gonçalo, de onde veio o gosto pelo associativismo?

O associativismo estudantil é uma das maiores formas de participação dos estudantes, foi graças ao associativismo estudantil que se conseguiu grandes avanços para os estudantes do Ensino Superior, como a democratização das Associação de Estudantes, e ao ver da nossa lista o associativismo pode e deve ser transformador.

O que é que os estudantes podem esperar da Lista A?

Os estudantes podem esperar a defesa de uma Associação de Estudantes combativa, que luta e caminha lado a lado com os estudantes sempre no sentido de resolução dos seus problemas concretos, rumo ao Ensino Superior a que temos direito, Público, Gratuito, Democrático, de Qualidade para todos.

Como decorreu o processo de formação da lista?

O processo de formação da lista foi o reflexo do que defendemos para uma Associação de Estudantes, fomos ao contacto com os estudantes, ouvindo os seus anseios e problemas e colocando o desafio de participarem connosco neste combate. Neste processo foi percetível que hoje os estudantes estão disponíveis para uma mudança, nomeadamente a redução da propina, e disponíveis para lutar por ela. Infelizmente o processo também ficou caracterizado pela existência de entraves à participação de todos os estudantes, dos quais se destaca a necessidade de ser sócio da AE e o valor associado a este, como também inflexibilidades incompreensíveis da comissão eleitoral.

Quais considera serem os principais pilares da sua candidatura?

Os principais pilares da nossa candidatura são a defesa de um Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos e a defesa de uma Associação de Estudantes participativa e democrática, que não se fecha em si mesmo mas que vá ao contacto com os estudantes, promovendo o seu envolvimento.

Quais os planos para o campo financeiro, tendo em consideração a situação financeira da AEISCSP?

Para a Lista A a situação financeira da AE desperta grande preocupação, e neste sentido procuramos promover uma gestão saudável. Ao dia de hoje não podemos realizar uma avaliação concreta porque não nos foi possibilitado um conhecimento profundo da situação financeira da AE, como por exemplo os protocolos vigentes com outras entidades, especialmente o IPDJ.

Para além do campo financeiro, que outros setores considera que necessitam de maior foco e preocupação?

Política Educativa. É necessária uma AE que não feche as portas ao contacto com outras AAEE, movimentos de estudantes, estruturas académicas e juvenis, procurando dialogar com estas entidades e encontrar pontos em comum que correspondam a um caminho de resolução dos problemas que afetam os estudantes atualmente.

Que alterações considera que sejam importantes realizar dentro da AEISCSP?

Maior alteração que pode acontecer dentro da AEISCSP é o fim de anos de associativismos estudantil que não corresponde as aspirações e anseios dos estudantes, mudança que só é possível com a eleição da lista A.

Tendo em conta a atual situação pandémica, como é que pretendem promover uma prática desportiva segura?

Ao nosso ver a prática desportiva bem como exercício físico, são essenciais para a promoção da saúde física e principalmente mental. A pandemia alterou a prática desportiva como a conhecemos. Ao dia de hoje nem o Governo, nem a Assembleia da República nem os municípios têm uma resposta para a retoma da prática desportiva como a conhecemos. Da nossa parte podem contar com uma articulação com as autoridades de saúde, o Instituto Português do Desporto e da Juventude para encontrarmos uma solução. Como tal iremos procurar também promover exercício físico e atividades desportivas com pouco contacto.

Tendo em conta o debate e os comentários deste, e para esclarecer os eleitores: existe mistura entre associativismo e ideologias políticas?

Existe duas possíveis respostas para esta pergunta. Uma prende-se para com a ideia de que o movimento associativo hoje se encontra dependente de forças partidárias e isso é algo com o qual não concordamos e não nos revemos; no entanto e seguindo a segunda resposta consideramos que o movimento associativo não esta nem deve estar desprovido de um pensamento ideológico e político, pois insere-se e age sobre um sector da sociedade. Mais concretamente o movimento associativo estudantil deve estar intimamente ligado com a vida do movimento estudantil e deve assumir posições sobre as aspirações dos mesmos e as suas reivindicações. Desta forma, a existência de ideologias políticas dentro do movimento associativo é algo que deve existir. A lista A respeita os estatutos da Associação dos Estudantes no sentido que defende uma AE apartidária, mas, não obstante, nós todos temos uma opinião politica, uma visão sobre o mundo e no nosso caso sobre o Ensino Superior, e dentro da lista A existe uma pluralidade de visões que enriquece o debate democrático.

Quer deixar uma mensagem final à comunidade ISCSPiana?

A mensagem que queremos deixar à comunidade ISCSPiana é uma mensagem de esperança, que é possível outra Associação de Estudantes, que há outra forma de fazer associativismo estudantil, e neste sentido apelamos a um voto de confiança, para que possamos mostrar a diferença que a Lista A pode fazer.

Escrito por: Gabriel Reis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s