PS5 e XBox Series X – Uma vista de olhos à 9ª geração de videojogos

Recentemente, foi apresentada a quinta consola da linha de hardware PlayStation, da Sony. O seu nome, como se esperava, é PlayStation 5 e pertence à 9ª geração de consolas de videojogos, juntamente com a Xbox Series X da rival Microsoft.

Em 1972, iniciou-se a primeira geração daquilo que veio a consagrar-se como uma das maiores indústrias da época contemporânea – a indústria dos videojogos. No referido ano surgiu a primeira de muitas consolas caseiras – a Magnavox Odyssey. Porém, a consola mais vendida da geração pioneira acabou por ser o Color TV-Game (1977), da gigante japonesa Nintendo.

Passados 48 anos do lançamento da Maganavox Odyssey, no presente ano de 2020, o mercado das consolas de videojogos – dominado pela Nintendo, pela Sony, com as consolas Playstation, e pela Microsoft, com as consolas Xbox – já iniciou a sua 9ª geração com o equipamento Google Stadia. Contudo, os hardwares mais esperados para entrar no mercado são a PlayStation 5 (PS5) e a Xbox Series X.

A consola da Sony foi recentemente apresentada num evento digital e o seu design, futurista e de coloração preta e branca, foi alvo de vários elogios. Em termos técnicos, conta com um processador AMD Zen 2 de 8 cores até 3.5 GHz, uma placa gráfica AMD RDNA 2 personalizada (10.28 Teraflops, 36 CUs a 2.23 GHz), um Armazenamento interno SSD de 825 GB, um armazenamento externo USB HDD, uma memória RAM de 16 GB e uma drive ótica 4K UHD Blu-Ray. Deve chegar ao mercado em Novembro e estima-se que o seu preço rondará os 500€ (na sua versão padrão com leitor Blu-Ray, pois será também lançada uma versão digital, mais barata).

É, assim, a quinta PlayStation doméstica, tendo como antecessoras quatro das consolas que fazem o top 10 das mais vendidas de todos os tempos. A PS2 (2000), ocupa o primeiro lugar da lista com mais de 150 milhões de vendas, a PS4 (2013) está na quarta posição, a PS1 (1994) na quinta e a PS3 (2006) fica-se pelo sétimo lugar. Alguns dos jogos já confirmados para o novo hardware são Assassin’s Creed Valhalla, Cyberpunk 2077, Deathloop, Demon’s Souls, Gran Turismo 7 , Horizon Forbidden West, Watch Dogs Legion , Spider Man Miles Morales e, naturalmemte, FIFA 21 e NBA 2k21. O esperado GTA VI, suposto sucessor de GTA V, lançado em 2013 e jogo mais vendido da PS3, acabou por não ser anunciado. Por agora, parece que vai ser apenas disponibilizada uma versão graficamente melhor do jogo mais recente da série Grand Theft Auto.

Playstation 5

Rival da PS5, a XBox Series X já teve o seu design, semelhante a uma torre de computador, e as suas capacidades técnicas reveladas. Conta com um processador de oito núcleos personalizado de 3.8 Ghz, um processador gráfico de 12 Teraflops, uma memória de 16Gb GDDR6, um armazenamento interno com modelo padrão de 1TB SSDz e uma capacidade de expansão de armazenamento via cartão de memória de até 1TB. Presume-se que chegue ao mercado pela mesma altura que o equipamento da Sony, mas o seu preço ainda está envolto em mistério. É a quarta consola da linha Xbox lançada pela Microsoft, depois da XBox original (2001), da Xbox 360 (2005) e da Xbox One (2013). Alguns dos jogos que já tem confirmados são Cyberpunk 2077, Halo Infinite, Assassin’s Creed Valhalla, Madden NFL 21, Scorn, Starfield e Dirt5.

XBox Series X

 

Outras consolas que se espera que integrem a 9ª geração de videojogos são a Atari VCS, fabricada pela Atari – marca que teve muito sucesso durante a segunda geração de videojogos com o Atari 2600 – e o Mad Box, da Slightly Mad Studios. A cadeia de fast-food Kentucky Fried Chicken anunciou que iria lançar uma consola mas parece que era apenas uma brincadeira. Já a Nintendo ainda não apresentou nenhum sucessor para a híbrida Nintendo Switch.

 

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s