Conhecer Portugal – o melhor do Norte e Centro

Com a pandemia que estamos a viver, vai ser difícil passar as férias de 2020 no estrangeiro. No entanto, a possibilidade de fazer turismo intranacional, que nestes tempos é mais seguro, não deve ser descartada.

Portugal é um país com muito para oferecer. Para além de portugueses, este artigo é também dirigido a estrangeiros que tenham interesse em visitar Portugal quando a situação acalmar. Saiba o que estes 14 distritos têm de melhor.

Viana do Castelo
Situado no alto minho, o distrito de Viana do Castelo faz fronteira a norte com Espanha e tem costa a oeste com o oceano Atlântico. Para além de abarcar os bonitos concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, tem uma capital riquíssima em cultura e em beleza arquitetónica. A cidade de Viana do Castelo tem muito para visitar – o Museu das Artes Decorativas, o Museu do Traje, o Navio-Hospital Gil Eanes e inúmeras igrejas e capelas. Porém, o mais imponente de todos estes esbeltos pontos de interesse é o Santuário de Santa Luzia. Este templo é obra do arquiteto Miguel Ventura Terra e situa-se no alto do monte com o mesmo nome. Está servido por um elevador/funicular e, para além da sua enorme beleza exterior, oferece aos seus visitantes uma vista panorâmica para toda a cidade e para o rio Lima e conta com um museu, um restaurante e um bonito jardim – o Jardim das Tílias.

Santuário de Santa Luzia

Vila Real
Interior e fronteiriço, o distrito de Vila Real tem as características ideais para aqueles que gostam de passar férias num local calmo a respirar o ar campestre. Para além da histórica cidade de Chaves, com a sua ponte romana do Trajano, Vila Real tem o privilégio de ter uma parte do seu território coberto pelo Parque Natural Peneda-Gerês, nomeadamente no concelho de Montalegre. Aqui, é possível encontrar belas paisagens paradisíacas como a Cascata Tahiti e Sete Lagoas. Um ponto turístico interessante é, também, a Ponte de Mizarela que, segundo uma lenda antiga, terá sido construída pelo próprio Diabo!

Ponte romana do Trajano
Cascata Tahiti, no Gerês

Bragança
Situado na região de Trás-os-montes, aquilo que o distrito de Bragança tem de mais rico é a cidade que lhe dá o nome. Bastante dinâmica e com uma excelente gastronomia, tem um castelo medieval e vários museus com temas diversos, desde o museu da máscara ao da arte contemporânea.
A região conta ainda com zonas fronteiriças e dois parques naturais – o de Montesinho e o do Douro Internacional – para quem goste de apreciar a natureza. Outros concelhos recomendáveis são Mirandela e Marco de Canaveses, com a sua paisagem protegida da Albufeira do Azibo.

Parque natural do Montesinho
Albufeira do Azibo

Braga
Na cidade que dá o nome ao distrito, para além da Sé e de várias igrejas com muita história e excelente arquitetura, o ponto de interesse mais sonante é o Santuário do Bom Jesus do Monte – Património Mundial da UNESCO, e também engloba uma área verde, hotéis e um funicular.
Já em Guimarães, cidade onde nasceu Portugal, uma visita ao castelo é essencial. Outro concelho com muito a oferecer é Barcelos.

Santuário do Bom Jesus de Braga
Castelo de Guimarães

Porto
O Porto é uma cidade com imensos sítios que toda a gente devia visitar, desde o imponente Palácio da Bolsa, à intrigante Torre dos Clérigos, passando pelo Museu de Serralves – que muitas vezes tem expostas obras contemporâneas de artistas famosos – pela igreja de São Francisco, pela Praça da Ribeira, pela beleza arquitetónica que é a Casa da Música e pela famosa Livraria Lello e ponte D. Luís.
O Teleférico que liga a cidade a Vila Nova de Gaia também é uma experiência a ter em conta, não só pela incrível vista panorâmica que proporciona mas também pela diversão.
Por fim, ao longo de todo o distrito há varias praias das quais pode desfrutar e dar um passeio!

Teleférico sobre o Porto e ponte de D.Luís
Torre dos Clérigos

Aveiro
A capital deste distrito oferece imensas atividades interessantes a realizar. Um passeio de moliceiro pela Ria e a degustação de uns ovos moles – que até têm direito a um monumento – são quase obrigatórios. Uma visita à menos conhecida Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro também devia ser considerada.
Já no concelho de Ílhavo, é altamente recomendável um passeio pelas praias da Costa Nova, com o seu extenso areal e as suas casinhas pitorescas. Para quem goste de turismo de saúde, o mais indicado são as famosas termas da Curia. Em Águeda, embora esteja encerrado temporariamente, há o museu ao ar livre Umbrella Sky Project com a sua bela criatividade e explosão de cores.

Ria de Aveiro
Costa Nova
Umbrella Sky Project

Coimbra
Aqui fica Conímbriga, para quem tenha interesse em arqueologia. A povoação surgiu durante a idade do Cobre, teve bastante importância durante o tempo dos romanos, e provas da presença desta podem ser vistas no museu monográfico do local.
A cerca de dezassete quilómetros, na cidade capital, fica o Portugal dos Pequenitos. Apesar de ter sido criado no período do Estado Novo, é um local bastante lúdico para as crianças. Ainda para quem goste de praia sem ter de ir ao Algarve, há sempre a Figueira da Foz!

Conímbriga
Portugal dos pequenitos

Viseu
Na cidade de Viseu, até os centros comerciais são um sítio a ter em vista. Aberto ao público em 2008, o shopping Palácio de Gelo deslumbra pela sua arquitetura interior. Ainda na mesma cidade, é possível visitar variados locais, nomeadamente a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia e a Estátua de Viriato.
Saindo da capital distrital e indo para Mangualde, existe uma praia artificial que revolucionou o turismo do concelho e que é considerada uma das melhores da Europa!

Palácio de Gelo
Igreja da Misericórdia
Praia Artificial de Mangualde

Guarda
Aqui fica, nada mais nada menos, do que a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental, que contém um Parque Natural. A serra conta ainda com várias paisagens e locais que valem a pena, como os Poços do Inferno e da Broca, o Covão d’Ametade ou o Covão dos Conchos. No Inverno, a serra costuma ficar coberta de neve, fenómeno raro no nosso país, oferecendo assim uma estância de esqui para os amantes de desporto e de novas experiências.

Covão dos Conchos
Serra da Estrela com neve

Castelo Branco
Na cidade de Castelo Branco há mais um sítio para aqueles que gostem de praia e de piscina. Chama-se, justamente, “Piscina-Praia” e consiste num extenso complexo de piscinas que se assemelham a uma praia. Mudando para um ponto de interesse mais clássico, o Jardim do Paço é, provavelmente, um excelente sítio para quem goste de passear pelo verde.
No concelho de Belmonte, o Museu Judaico, o Castelo e a Torre de Centum Cellas são aconselháveis para os apreciadores da história. A Covilhã é outro lugar a ter em conta e o centro geodésico em Vila do Rei também.

Jardim do Paço
Torre de Centum Cellas

Leiria
É neste distrito da região Oeste que se encontram os dois mosteiros mais imponentes de Portugal. O Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro da Batalha, nos concelhos com o mesmo nome, são dois grandes marcos da arte gótica do país. Este último concelho ainda engloba a agradável zona ribeirinha de São Martinho do Porto.
Leiria ainda inclui: o Bombarral, que serve de morada ao jardim asiático Bacalhôa Buda Eden; Peniche, onde fica o Cabo Carvoeiro; Óbidos, famoso pela Ginginha; as Caldas da Rainha; e a Nazaré.

Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro da Batalha
Bacalhôa Buddha Eden

Santarém
Neste distrito, um posto fundamental é o Convento-Cristo de Tomar, outrora pertencente à ordem dos Templários e com uma forte presença do característico estilo manuelino. É aqui, também, que se realiza a Feira Nacional do Cavalo anual, na Golegã.
Por fim, na cidade homónima ao distrito, merecem destaque o Parque Natural da Serras de Aires e Candeeiros, a paisagem do rio Alviela e o Jardim das Portas do Sol.

Convento de Cristo

Portalegre
Chegando à capital do distrito correspondente ao alto Alentejo, dois pontos de interesse a visitar são o Parque Natural da Serra de São Mamede e a Sé Catedral. Outro concelho merecedor de bastante destaque é Elvas, com vários edifícios históricos como o Forte de Nossa Senhora da Graça, o Castelo de Elvas e o Forte de Santa Luzia.

Parque natural da serra de São Mamede
Forte de Santa Luzia

Lisboa
Capital de distrito e capital do país, Lisboa é uma autêntica cidade europeia. Logo ao pé do rio Tejo, tem a majestosa Praça do Comércio, com a Estátua de Dom José e várias esplanadas agradáveis. Tem também muitos museus, alguns escondidos outros não, como o Museu da Farmácia, o Museu das Comunicações ou o Lisbon Story Centre, e outros sítios interativos como o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento, localizados na zona do Parque das Nações, que merece ser vista e apreciada.
A própria Ponte 25 de Abril, que liga a cidade à Margem Sul, tem um miradouro com um chão de vidro que pode ser ótimo para tirar fotografias! A zona de Belém também é das mais emblemáticas, abarcando três relevantes monumentos nacionais: a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos. É também importante que não se esqueça de comer um delicioso pastel de Belém!
Nos arredores da cidade há a vila de Sintra, que faz lembrar um autêntico conto de fadas e onde é fundamental uma visita à Quinta da Regaleira.
Um pouco mais a norte, em Mafra, há o imponente Palácio Nacional, construído no tempo de D.João V, o Luís XIV português que queria o seu próprio Palácio de Versalhes. Porém, no Carnaval, o melhor sítio a visitar é Torres Vedras!

Praça do Comércio
Miradouro da ponte 25 de Abril
Torre de Belém
Quinta da Regaleira
Palácio Nacional de Mafra

Com estas, e muitas outras coisas que estas regiões têm para dar, escolha Portugal para passar férias, e contribua para a revitalização do setor do turismo português!

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Magda Farinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s