Se é fã de desporto e não sabe o que ver, esta lista é para si

Para todos aqueles que já sentem saudades de ver desporto ao fim de semana e para os quais rever jogos de futebol já não é suficiente, eis uma lista de 10 documentários e séries que podem preencher esse vazio. Todos eles, de certa maneira, tentam mostrar algo mais acerca dos bastidores de cada uma destas realidades.

 

Take Us Home

Esta série acompanha a equipa do Leeds United FC, com sede na cidade de Leeds, no norte de Inglaterra. Na atual temporada e até à interrupção da competição, por força da pandemia do Covid-19, encontra-se no primeiro lugar do Championship (Segunda Liga Inglesa).

Pela voz de Russell Crowe, somos convidados a acompanhar a época de 2018/2019, repleta de altos e baixos com muitas histórias por contar. Liderada pelo carismático e adorado técnico argentino Marcelo Bielsa – conhecido pela forma romântica como encara o futebol – , apresenta uma equipa com fortes aspirações a regressar ao mais alto escalão do futebol inglês, do qual foi despromovido em 2004.

A série está disponível para visualização na ElevenSports e também na Amazon.

 

The Two Escobars

The Two Escobars, documentário de 2010, demonstra a importância que o futebol tinha no continente sul-americano, mais concretamente na Colômbia, na década de 80.

A relação entre futebol, cartéis de droga e política tornava-se inevitável. Andrés Escobar – jogador da selecção Colombiana – , que em nada estava relacionado com Pablo Escobar – líder de um dos maiores cartéis de droga do mundo – , acaba por ser assassinado dias após ter marcado um autogolo que contribuiu para o afastamento da sua selecção do Mundial de 1994.

O futebol não era apenas um jogo, mas sim uma forma de expressão da identidade social de cada país da América do Sul, como é evidente na história contada sobre como Andrés e Pablo Escobar acabam por estar fatalmente ligados.

 

All or Nothing : Manchester City / Sunderland Till I die

Ambas ficaram disponíveis no ano de 2018. Ambas acompanham exaustivamente a vida e o dia a dia de dois históricos clubes ingleses. Contudo, são-nos mostradas realidades bastante diferentes.

Se por um lado All or Nothing revela a quase perfeita época de 2017/2018 do Manchester City, por outro, observamos a acentuada queda do histórico Sunderland, desde a Premier League até à League One (terceiro escalão do futebol Inglês).

Apresento as duas em simultâneo por mostrarem os dois lados do futebol. Para quem quiser ver momentos de felicidade e harmonia, a primeira seria facilmente a sua escolha. Para quem quiser entender a forma como o futebol pode afetar a felicidade de uma cidade e comunidade, certamente a segunda seria a sua escolha preferencial.

 

Bobby Robson: More than a Manager

O documentário realizado em homenagem a “Sir” Robert William Bobby Robson conhecido simplesmente como Bobby Robson, antigo futebolista e treinador de clubes como Barcelona, Newcastle e Ipswich, PSV, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto.

Um elenco constituído por figuras como Sir Alex Ferguson, José Mourinho, Paul Gascoigne, Pep Guardiola, Gary Lineker, Alan Shearer e Ronaldo “O Fenómeno”, ajudam a explicar que o legado deixado por “Sir” Robson transcendeu em muito as quatro linhas, marcando com o seu toque especial todos os clubes e pessoas por que passou.

 

F1: A emoção de um grande prémio

A primeira aposta da Netflix neste desporto aparece com F1: A Emoção de um grande prémio. Dos mesmos produtores do documentário “Senna”, que relata a vida de uma das maiores figuras da Fórmula 1, Ayrton Senna – entretanto também já disponível nessa mesma plataforma.

A série, que conta já com duas temporadas permite ver de forma mais próxima e familiar tudo aquilo que envolve este desporto motorizado. Com relatos dos principais intervenientes, pilotos, directores e proprietários, abordam as mudanças e sacrifícios por que muitas vezes têm e tiveram de passar para que o possamos ver como vemos hoje em dia.

 

The Last Dance

Uma das mais recentes séries da atualidade desportiva. Retrata a história dos 6 “anéis” ganhos pelos Chicago Bulls, que contava com a super-estrela Michael Jordan e companhia.

Com intervenções do próprio Michael Jordan, Dennis Rodman, Scottie Pippen, Phil Jackson, Steve Kerr, Larry Bird, Magic Johnson, ou ainda de Barack Obama e Bill Clinton, esta série promete dar que falar com imagens nunca antes vistas de um dos maiores fenómenos alguma vez vistos na história da NBA.

Focado na equipa dos Chicago Bulls, que criaram uma hegemonia na liga durante tantas épocas consecutivas, procura perceber a razão pela qual esta dinastia se desmoronou. Toni Kukoc, croata e antigo jogador da equipa, presente nos últimos 3 títulos conquistados, veio a público criticar a vontade em apontar culpados pela queda, esperando que “os próximos episódios se centrem nos êxitos que conseguimos”.

De qualquer das formas, sem dúvida, uma série indispensável para quem gosta da modalidade.

 

O dia que menos se espera: Movistar Team 2019

Esta mini série que contém 6 episódios comprometeu-se a seguir a época de 2019 de uma das melhores equipas do ciclismo espanhol e mundial. A equipa Movistar Team é uma das mais históricas e respeitadas da modalidade.

Com acesso a imagens exclusivas do interior dos carros que acompanham de perto as mais importantes corridas, como o Giro de Itália, Tour de France ou até a famosa “La Vuelta”.

Relatos na primeira pessoa de ciclistas, diretores, mecânicos, ou até responsáveis pela comunicação; conhecer as histórias de vida de cada um dos ciclistas que constituem a equipa, confere à série uma dimensão emocional que abarca muitos outros sentimentos como sacrifício, obediência, e o nítido choque de egos entre líderes.

Muito mais profunda do que se possa imaginar, esta série envolve quem a vê de forma muito especial, mesmo para aqueles que não estão por dentro do ciclismo.

 

Religion of Sports

Nascar, Basebol, Futebol, MMA, E-Sports, Futebol Americano, Rugby, entre outros, poucas são as modalidades que escapam a esta série documental.

Marcadamente diferente de todas as outras apresentadas na lista, esta pretende abordar as mais variadas competições e entender o impacto que estas têm nas comunidades locais, e não só.

Independentemente da etnia, classe social ou política, todos nós acabamos por ser influenciados e consequentemente influenciar cada desporto. Entender o valor de cada uma das áreas abordados torna-se na principal função desta última recomendação.

 

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do Desacordo ou dos seus afiliados. 

Escrito por: Gabriel Reis

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s