Dia Mundial do Livro – 5 livros que devia ler

Celebra-se no dia 23 de abril o Dia Mundial do Livro, mês marcado pela morte de Cervantes e de Shakespeare. Esta data é celebrada desde 1995 e foi instituída pela UNESCO.

Este ano os moldes da celebração são um pouco diferentes com as livrarias fechadas devido à pandemia do COVID-19. De modo a assinalar a data, ao longo deste artigo recomendamos alguns livros, todos publicados em Portugal e todos disponíveis para serem comprados online.

Publicado em julho de 1890 e escrito por Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray, conta a história de um jovem extremamente belo, Dorian Gray, por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a criar uma tela de modo a eternizar a beleza de Dorian Gray, o pintor convence Dorian Gray a posar para ele.

Numa dessas sessões de pintura, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian diz estar disposto a tudo para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro trata das realidades e do terror do poder político, não apenas num determinado país, mas do mundo, de um mundo uniformizado; o estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão (Big Brother em inglês), imposta pelo partido Ingsoc, onde ninguém escapa do seu poder.

Escrito por José Saramago, o Ensaio sobre a Cegueira baseia a sua história numa epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade, causando um grande colapso na vida e na rotina das pessoas, abalando as estruturas sociais. Este livro foi publicado em 1995 e foi uma das principais razões pela atribuição do prémio Nobel da literatura a José Saramago em 1998.

Orgulho e Preconceito, Pride and Prejuice em inglês, conta a história de como a protagonista, Elizabeth Bennet, enfrenta os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de cinco filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, perto de Londres. Orgulho e Preconceito foi publicado pela primeira vez em 1813.

Quando um famoso cientista da CERN é assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista; esta é a sinopse do livro Anjos e Demónios do escritor norte-americano Dan Brown. Este livro foi adaptado ao cinema em 2009 e protagonizado por Tom Hanks, Ayelet Zurer, Ewan McGregor, e realizado por Ron Howard.

Escrito por: Miguel Costa

Editado por: Magda Farinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s