COVID-19 não faz distinções – Lista de algumas figuras públicas infetadas pelo novo coronavírus

A pandemia do vírus COVID-19 já infectou mais de 100 000 pessoas, um número bastante sonante. É uma doença altamente contagiosa e pode afetar qualquer um, independentemente da idade, da riqueza ou do estatuto social. Sendo assim, já muitas figuras públicas anunciaram publicamente que contraíram o novo coronavírus, saiba de algumas.

Na Política
Umas das primeiras figuras públicas a anunciar publicamente a infeção pelo vírus pandémico foi Nicola Zigaretti, o líder do Partido Democrático de Itália, país onde COVID-19 já registou mais de 15 mil casos positivos e mais de mil mortes. Em Espanha, segundo país da Europa onde a situação se afigura mais grave, foi confirmado que Santiago Abascal – líder do partido de extrema direita Vox – e a ministra da igualdade, Irene Montero, também estão infectados. Recorde-se que Montero é companheira de Pablo Iglesias, vice-primeiro ministro espanhol e secretário geral do Podemos, partido de esquerda radical. De momento, ambos estão de quarentena. No Reino Unido, o vírus já afetou Nadine Dorries, ministra da saúde, e no Canadá caiu sobre Sophie Gregoire Trudeau, esposa do primeiro ministro Justin Trudeau, que já anunciou a decisão de ficar em isolamento social. Já no Brasil, três membros da comitiva do presidente Jair Bolsonaro também testaram positivo – o secretário da comunicação Fábio Wanjgarten, o senador Nelsinho Trad e o embaixador Nestor Forster.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, está de quarentena depois da mulher, Sophie Gregoire Trudeau, ter contraído a doença

No Desporto
No futebol, o primeiro caso registado num grande clube foi o de Daniele Rugani, defesa da Juventus. O clube de Turim tem ainda suspeitas de mais uma infeção pelo novo vírus, desta vez no famoso jogador argentino, Paulo Dybala. A Premier League também já apresenta três casos de peso. No Arsenal, quem contraiu o COVID-19 foi o próprio treinador, Mikel Arteta, depois de contacto direto com Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos e do Nottingham Forest, que já estava infetado. Já no Chelsea, o afetado foi o jovem extremo de 19 anos, Callum Hudson-Odoi. O Manchester City também comunicou haver um caso suspeito no clube e, apesar de não ter sido indicado o nome do jogador no comunicado oficial, a imprensa inglesa afirma que se trata do lateral francês, Benjamin Mendy. As três equipas estão de quarentena. Por fim, no futebol brasileiro, foi confirmada a infeção em Maurício Mattos, vice presidente do Flamengo, clube treinado por Jorge Jesus.

O Arsenal confirmou a infeção do treinador, Mikel Arteta, pelo novo vírus

No basquetebol, por sua vez, estão confirmados casos positivos em Trey Thompson, do Real Madrid e Donovan Mitchell e Rudy Gobert, da equipa da NBA, Utah Jazz. Este último, mencione-se, ridicularizou o pânico criado pelo vírus, ao tocar, em modo de escárnio, nos microfones dos jornalistas que o estavam a entrevistar.

No Cinema
Na área do cinema, os únicos casos até agora confirmados parecem ser o do prestigiado ator Tom Hanks e da sua mulher Rita Wilson. Nas redes sociais, ainda se espalhou o rumor de Daniel Radcliffe (o famoso Harry Potter) estar infetado, mas o ator já desmentiu tudo.

Tom Hanks e a mulher, Rita Wilson 

Noutras áreas
Na música, o caso mais expressivo até agora é o do brasileiro Di Ferrero, ex vocalista dos NX-Zero. Outra celebridade brasileira a contrair o vírus foi a influencer Gabriela Pugliesi.
Já na literatura, mencione-se o caso de Luís Sepúlveda, escritor chileno, autor de obras como “O velho que lia romances de amor” e a “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, que esteve em Portugal após ter contraído a doença.

Luís Sepúlveda esteve em Portugal depois de ter contraído o vírus

Como vemos, o COVID-19 não faz distinções. Todo o cuidado é pouco. Fique em casa e lave as mãos, por favor.

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Beatriz Duarte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s