COVID-19: Como o novo coronavírus está a afetar o futebol

O novo coronavírus, que surgiu na China no mês de dezembro, tem vindo a alastrar-se pelo mundo inteiro e a afetar diversos setores. O futebol não é exceção.

Na lista que se segue, irão ser apresentadas algumas das consequências que o COVID-19 causou nos 5 mais importantes campeonatos europeus, no campeonato português e nas competições internacionais.

Itália – Liga Suspensa
Comecemos por Itália, que é o país da Europa onde estão registados mais casos de infeção e de mortes pelo novo vírus.
Inicialmente, decidiu-se que os jogos iriam ser feitos à porta fechada. A medida foi implementada e pode prejudicar os clubes em cerca de 30 milhões de euros. Porém, visto que a situação parece não abrandar, as autoridades italianas estabeleceram que todos os eventos desportivos devem ser suspensos até, pelo menos, dia 3 de abril. Assim, a Série A (primeira divisão italiana) e todas as divisões inferiores estão temporariamente interrompidas, em princípio, até ao dia que foi determinado. Porém, há a possibilidade do período de pausa se alargar e já estão a ser equacionadas várias hipóteses para o caso de isso acontecer, como, por exemplo, não atribuir títulos esta época ou decidir os vencedores e os relegados através de play-offs.
Para já, sabe-se que Daniele Rugani, defesa da Juventus, contraiu a doença.

Jogo entre a Juventus e o Inter de Milão, realizado com o estádio vazio

Inglaterra – Arsenal de quarentena
Neste momento, os casos positivos de COVID-19 no Reino Unido já ultrapassaram os 450 e também já houve vítimas mortais à sua conta. Até agora, as competições desportivas têm vindo a decorrer normalmente, mas prevê-se que, mais tarde ou mais cedo, se adote, tal como em outros países, a modalidade dos jogos sem adeptos nas bancadas.
Porém, o novo coronavírus já foi motivo de adiamento do importante jogo entre o Arsenal e o Manchester City. Depois de ter sido confirmado que Evangelos Marinakis, dono do Olympiacos, contraiu a doença, os dirigentes do clube londrino – que jogou muito recentemente contra o clube grego numa partida válida para a liga Europa – acharam melhor seguir as indicações do governo e deram orientações aos seus jogadores e membros do staff, alguns dos quais estiveram em contacto com o infetado, para permanecerem em casa durante o período preventivo de 14 dias.

Equipa do Arsenal está de quarentena

Espanha – Liga suspensa e Real Madrid de quarentena
Em Espanha, o novo vírus já afetou mais de 2900 pessoas e matou 84.
Já tinha sido decidido que a terceira divisão de futebol e inferiores iriam ser suspensas, mas hoje foi anunciado que a medida também foi aplicada à primeira e segunda divisões e que os campeonatos serão suspensos por, pelo menos, duas jornadas.
O clube mais afetado parece ser o Real Madrid. Os merengues, que já tinham interrompido as tours turísticas pelo Santiago Bernabéu, anunciaram que, depois de um dos seus basquetebolistas ter sido diagnosticado com o COVID-19, que os elencos das principais equipas de basquetebol e de futebol, irão ficar de quarentena.

La Liga está suspensa

Alemanha – Jogos à porta fechada e jogador infetado
A Alemanha está, de momento, com mais de 2000 infetados e também já teve mortes.
Nenhum jogo da Bundesliga foi ainda suspenso e o facto de haver adeptos ou não nas bancadas depende, não das autoridades futebolísticas, mas sim dos governos regionais – já se sabe que, por exemplo, os próximos jogos entre o Borussia Dortmund e o Schalke 04 e entre o Union de Berlim e o Bayern de Munique vão ter os estádios vazios.
Foi confirmado, também, que um jogador da segunda liga está infetado – Timo Hübers do Hannover 96.

Timo Hübers, do Hannover 96, contraiu o novo vírus

França – Mbappé fez testes
Em França, o COVID-19 já vitimou mais de 1700 pessoas, 33 das quais mortalmente.
A Ligue 1 não foi suspensa, mas já viu alguns dos seus jogos adiados e ficou estipulado que os estádios vão ficar com as bancadas vazias até ao dia 15 de Abril.
O famoso jogador do PSG, Kylian Mbappé, chegou a fazer testes por suspeitas de ter contraído a doença, mas, felizmente, deu tudo negativo. Também se desconfia de um jogador não identificado do Metz estar infetado.

Mbappé fez testes por suspeita de estar infetado, mas o resultado foi negativo

Portugal – Liga Suspensa
No nosso país, já há quase 80 casos confirmados mas nenhuma morte.
Porém, já ficou estabelecido que a Liga NOS e a LigaPro vão ser suspensas, de modo a que se possa evitar o contágio, depois da opção dos jogos serem realizados à porta fechada também ter estado em cima da mesa – o que levou a Sport TV a anunciar que poderia vir a transmiti-los em sinal aberto. A medida vai ser implementada esta sexta feira, dia 13 de Março, e vai vigorar por tempo indeterminado.

Liga NOS vai ser suspensa

Para além destes seis campeonatos nacionais, as competições europeias – Champions League e Liga Europa – também vão ser afetadas. Segundo apurou o jornal espanhol “As”, esta quinta feira, ambos os torneios vão ser suspensos e a UEFA vai fazer o comunicado oficial em breve. A liga milionária já teve alguns dos seus jogos à porta fechada e a Liga Europa viu-se obrigada a adiar os confrontos entre o Sevilha e o Roma e entre o Inter de Milão e o Getafe devido às restrições do governo espanhol em relação a viagens entre Espanha e Itália e também, no segundo caso, devido à forte recusa do Getafe em viajar para Milão neste momento – o presidente do clube de Madrid mencionou, até, que prefere perder a eliminatória e ser excluído da competição a ter jogadores infetados.
Por fim, o tão aguardado Euro 2020 está em risco de ser adiado para o próximo ano.

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Magda Farinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s