Bizarros mas originais: 12 desportos que não sabias que existiam

O desporto desempenha uma papel altamente importante na vida de muitas pessoas. Há desportos para todos os gostos e com muitos objetivos. Alguns são praticados individualmente e outros em equipa, alguns são em terra e outros na água, alguns são praticados em sítios cobertos e outros em sítios descobertos, entre muitas outras características.

Contudo, há muitas modalidades desportivas por esse mundo fora que a maior parte das pessoas não conhece e nem sequer concebe. Na seguinte lista, vão ser apresentadas doze delas.

Futebol de pântano
Se há futebol de campo, futebol de salão e futebol de praia, porque não também futebol de pântano? As regras do jogo são semelhantes às do futebol tradicional, no entanto, em vez das equipas competirem num relvado, competem num terreno cheio de lama.
O desporto foi inventado no final dos anos 90 na pequena localidade finlandesa de Hyrysalmi e desde então tem vindo a ganhar adeptos em vários países.

Atualmente, é estimado que haja entre 200 a 300 equipas de futebol de pântano por todo o mundo e o desporto conta ainda com um campeonato mundial.

swampsoccer

Wifecarrying (carregar a esposa)
Parece mentira, mas não é. Há mesmo um desporto chamado “carregar da esposa” cujo objetivo, tal como o nome indica, consite num homem carregar a sua esposa até à meta no menor tempo possível, à medida que vai ultrapassando vários obstáculos. A mulher tem de pesar mais de 49 kg, caso contrário, terá de levar consigo uma mochila com peso adicional. Também este desporto conta com um campeonato mundial realizado todos os anos cujo prémio é o peso da esposa em cerveja. Até agora, quem venceu mais vezes a competição foram os finlandeses Taisto Miettinen e Kristiina Haapanen, com 6 títulos e 13 medalhas.

2780452-3x2-700x467-1

Corrida de avestruzes
É nos Estados Unidos da América que este desporto tem maior popularidade. É semelhante às corridas de cavalos em alguns aspetos, com a exceção de que, em vez de cavalos fortes e graciosos, os jockeys têm de montar avestruzes instáveis e descoordenadas. É obrigatório, porventura, o uso do capacete por parte dos atletas e de uma sela por parte dos animais.

Há um evento anual de corrida de avestruzes realizado em Chandler, no Arizona, para além de outras competições em Ellis Park, no Kentucky, e em Cabterbury park, no Minnesota.

759be6d68a0d544fe42ddbe7ff865230

Tchoukball
Inventado na década de 60 pelo médico suíço Hermann Brandt, o tchoukball tinha como finalidade inicial ser uma ferramenta terapêutica para aliviar o stress e para trazer felicidade, mas depressa se tornou um jogo de mero caráter lúdico.

O desporto é jogado num campo e com uma bola iguais às do andebol, só que em vez de balizas há trampolins. O objetivo é atirar a bola de modo a que esta toque no trampolim (fazer tchouk) e esperar que a equipa adversária não a apanhe antes de cair no chão.

tchoukball-3-1

Toe wrestling (wrestling de dedos dos pés)
Há pessoas para tudo, prova disso é a popularidade que o toe wrestling tem vindo a ganhar ao longo do tempo. É muito parecido ao braço de ferro, só que, em vez da força do braços e das mãos, os atletas usam a força os pés para tentar derrubar o adversário.

O desporto conta até com uma federação própria – a World Toe Wrestling Organization e com campeonatos mundiais. O toe wrestler que até agora teve mais sucessor é o inglês Alan “Nasty” Nash, que já levou 16 títulos para casa.

toe-wrestling

Hóquei subaquático
Acerca deste desporto, pode dizer-se o mesmo que se disse acerca do futebol de pântano. Se há hóquei em patins, hóquei no gelo e hóquei na relva, porque não pode também haver hóquei debaixo de água?

O hóquei subaquático é basicamente hóquei, mas jogado no fundo de uma piscina e em apneia. É jogado oficialmente em Portugal desde 2007 e conta com equipas em Lisboa, no Porto, em Coimbra, na Amadora e em Carcavelos.

unnamed

Extreme ironing (passar a ferro radicial)
Este desporto radical consiste em levar a tradicional tarefa doméstica de passar a ferro para condições extremas e um tanto bizarras. Os seus praticantes podem levar a tábua e o ferro de engomar para qualquer sítio: para o cimo de um penhasco, para o meio da autoestrada, para o mar enquanto fazem surf, para debaixo de água e até para o céu enquanto fazem paraquedismo.

unnamed

Bossaball
Talvez o que o bossaball tenha de mais curioso seja o cenário onde é jogado. O desporto é praticado em cima de um enorme insuflável, com uma rede no meio e um trampolim de cada lado e combina aspetos do vólei, do futebol, da ginástica acrobática e da capoeira.

Se o jogador conseguir com que a bola caia na área do adversário com um toque de vólei, a equipa ganha 1 ponto, se for na zona insuflável, ou 3 se for no trampolim. Caso seja um toque de futebol, o número sobe para 3 ou 5 pontos, respetivamente.

Criado em 2005, o bossaball já chegou a Portugal e tem todo o potencial para se tornar bastante popular no futuro.

unnamed-1

Hobbyhorsing
O hobbyhorsing e mais um dos desportos excêntricos oriundos da Finlândia. É parecido com a equitação, com o pequeno pormenor de que em vez de cavalos verdadeiros, as pessoas percorrem os circuitos em cavalos de pau.

Muito aprecidado entre as jovens finlandesas, o hobbyhorsing já foi, até, o tema principal de um filme de 2017 chamado “Hobbyhorse Revolution”, que foi dirigido por Selma Vilhunen.

cstefan_bremer_tuffi_films

Shovel racing (corrida de pás)
Neste desporto, os atletas descem uma colina coberta de neve, a alta velocidade, em cima de uma pá. Chegou a ser incluído nos X-Games de inverno em 1997, mas foi imediatamente removido por razões de segurança depois de um dos pilotos ter ficado gravemente ferido.

shovel-races-1

Corrida do queijo
A corrida do queijo é mais um evento com uma forte componente desportiva do que um desporto propriamente dito. Porém, é bastante merecedor de estar nesta lista. Decorre todos os anos na região de Costwolds, em Inglaterra, e é já uma tradição bastante antiga – estima-se que tenha, pelo menos, 200 anos.

Neste acontecimento, um queijo de Gloucester é lançado por uma colina abaixo ao mesmo tempo que várias pessoas correm a tentar alcançá-lo. A primeira pessoa a chegar ao fundo da colina ganha o queijo.

social-cheese-13171491-0

Futebol de três lados
Nesta variação do futebol tradicional, em vez dos jogos terem duas equipas em confronto, têm três. O campo é hexagonal e, curiosamente, não é a equipa que marcar mais golos que ganha, mas sim a equipa que conceder menos golos.

O desporto já teve direito a dois campeonatos mundiais e o terceiro vai realizar-se já este ano, em Londres.

tumblr_ne7iil8kz11tjpj7xo1_1280

Estes foram apenas doze dos muitos desportos excêntricos que existem. Qual será o próximo a ser criado? Futebol misto com humanos e animais? Corrida de carrinhos de bebé? Surf feito em cima de pneus?

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s