Super Bowl – Esqueçamos o intervalo e falemos de desporto

O evento desportivo anual mais aguardado da América do Norte vai realizar-se no próximo dia 2 de Fevereiro.

A 54ª edição da Super Bowl, o evento desportivo mais popular dos Estados Unidos da América, vai realizar-se já no próximo domingo. No seu país de origem, é vivido com intensidade e paixão, principalmente pelos adeptos das equipas participantes. Já no resto do mundo, apesar de falado, é visto como um acontecimento que tem, como de mais importante, o intervalo.

Esta é uma visão completamente válida. Os intervalos da Super Bowl dão, de facto, que falar, tanto pelos concertos que durante eles decorrem, como pelos anúncios extravagantes que vão passando no grande ecrã. Este ano, os half-time shows vão contar com nomes sonantes do mundo da música – Jennifer Lopez e Shakira – sendo patrocinados pela Pepsi.

Mas, afinal, o que é a Super Bowl em si?

A Super Bowl, em termos desportivos, é a final da NFL – National Football League, uma das quatro principais ligas desportivas norte-americanas, juntamente com a NBA (basketball), a MLS (baseball) e a NHL (hockey). Apesar de serem duas competições com formatos diferentes e de desportos diferentes, podemos dizer que a final da NFL nos Estados Unidos tem uma importância e uma relevância equivalente à final da Champions League na Europa.

A competição é disputada por 32 equipas que são divididas em duas conferências – a National Football Conference e a American Football Conference, que por sua vez estão divididas, cada uma, em quatro divisões (North, South, East e West).

A sua temporada regular dura 17 semanas, de Setembro a Dezembro. Quando esta acaba, seis equipas de cada conferência (quatro campeãs de divisão e duas de repescagem) avançam para os play-offs sendo que, naturalmente, apenas duas chegam à final.

O MetLife Stadium é o maior estádio da NFL com 82,500 lugares. É a casa dos New York Giants e dos New York Mets.

Neste momento, as equipas que venceram mais vezes a Super Bowl – que só foi criada depois da fusão da National Football League com a American Football League, em 1966 – são os Pittsburgh Steelers e os New England Patriots, ambas com seis títulos.

O troféu Vince Lombardi, dado ao vencedor da Super Bowl.

Quem são os finalistas deste ano?

Este ano, a final será disputada pelos San Francisco 49ers (NFC) e pelos Kansas City Chiefs, da (AFC) e o vencedor sucederá, assim, aos Patriots, que alcançaram a sexta conquista o ano passado. Enquanto a equipa de São Francisco vai lutar pelo seu sexto título – sendo que ganhou o quinto no ano de 1994 – a fim de igualar o recorde das suas rivais de Pittsburgh e de Foxborough, a equipa de Kansas City procura levar o seu segundo troféu para casa, sendo que alcançou o primeiro há mais de 50 anos atrás, em 1969.

O acontecimento vai realizar-se no Hard Rock/Sun Life Stadium de Miami Gardens, na Flórida, e vai ser transmitido oficialmente pela Fox.


Escrito por: Beatriz Santos
Editado por: Mariana Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s