O Holocausto pelos olhos das redes sociais

As redes sociais têm o poder de trazer uma grande visibilidade e estão presentes no nosso dia-a-dia. Face a isto acabamos por partilhar fotos, ideias e projetos online. Foi o que fez Shaka Shapira de 28 anos e Mati e Maya Kochavi, pai e filha israelitas.

O Monumento aos Judeus Mortos na Europa, do arquiteto americano Peter Eisenman, construído em Berlim para homenagear as vítimas do Holocausto, é visitado por imensas pessoas todos os dias, e, com a existência das redes sociais maioria não resiste à típica selfie, podendo algumas parecer desrespeitosas. O mesmo considera Shaka Shapira que criou o projeto YOLOCAUST, trocadilho com a expressão “yolo” e “holocaust”. Este baseia-se na mudança do cenário das fotografias dos turistas no Memorial para um campo de exterminação nazi.

Na página do projeto Shapira escreve “Cerca de dez mil pessoas visitam o Memorial aos Judeus Mortos na Europa por dia. Muitos delas tiram fotografias patetas, saltam, andam de skate ou de bicicleta nas 2,711 placas de cimento que estão na estrutura de 19 mil metros quadrados.”

Shapira recolheu selfies através de redes sociais como o Facebook, Instagram ou até Tinder e depois passou à substituição do fundo. Os resultados falam por si. (Devido à possibilidade de chocar alguns leitores, não irão ser publicadas fotos do movimento, porém estas podem ser acedidas online procurando pelo projeto).

Já Mati e Maya Kochavi, pai e filha israelitas, aproveitaram-se também das redes sociais para divulgar um projeto seu que envolve a reinvenção da história de Eva Heyman, que morreu em Auchwitz com 13 anos a 1944. O projeto passa por contar a história da jovem como se já existissem redes sociais no século passado, através de um diário em formato de stories numa conta de Instagram com mais de 1,5 milhões de seguidores. Eva.Stories tem 70 episódios, nos quais Mia Quiney, uma jovem atriz britânica, representa a vida de Eva até à chegada dos nazis à sua cidade natal e a deportação para Auschwitz, de onde não regressará.

 

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Mariana Mateus

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s