A curta metragem Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu no passado dia 26 de janeiro o prémio de Melhor Curta Metragem na 47.ª cerimónia de entrega de prémios Annie, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Os prémios Annie são considerados os “Óscares” do cinema de animação, atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação, seja a longas ou curtas metragens.
Para além da nomeação da “curta” de Regina Pessoa, estava também nomeado a curta de Alexandre Siqueira, Purpleboy.
A estreia de Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias, deu-se em junho do ano passado na Croácia, e, desde aí, a curta-metragem de animação já foi distinguida, a nível internacional, no festival de cinema de Annecy, em França, com o prémio especial do júri, no festival Animamundi, no Brasil e em Chicago, nos Estados Unidos. Já a nível nacional foi distinguida nos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra.
No entanto Regina não foi a única portuguesa premiada. “Klaus”, o filme que conta com o animador português Sérgio Martins, venceu na categoria de Melhor Direção de Animação de Longa Metragem e recebeu ainda mais sete distinções entre as quais a de Melhor Filme, na qual competia contra Frozen 2. O filme da realização de Sergio Pablos, produção da espanhola SPA Studios, encontra-se disponível no Netflix e está também nomeado para a categoria de Melhor Filme de Animação nos próprios Óscares, que terão a revelação dos seus vencedores a dia 9 de fevereiro nos Estados Unidos e 10 de fevereiro à uma da manhã em Portugal.
Escrito por: Rafaela Boita
Editado por: Magda Farinho