No passado dia 13 de janeiro, a lista de nomeados da edição dos Óscares de 2020, que terá lugar no dia 9 de fevereiro, foi divulgada.
Na primeira categoria de melhor filme temos diversos candidatos como Ford V Ferrari de James Mangold, filme que em Portugal estreou com o nome de Le Manns ’66: O Duelo. Seguidamente Jojo Rabbit, de Taika Waititi e Little Woman de Greta Gerwing. Assim como aconteceu nos Globos de Ouro, duas produções da plataforma Netflix encontram-se nomeadas, entre elas temos The Irishman com a realização do também nomeado a melhor realizador, Martin Scorsese e Marriage Story de Noah Baumbach. A lista é grande e nela consta também Joker de Todd Phillips, filme que está nomeado em 11 categorias, incluindo a de Melhor Ator, Joaquin Phoenix, e muitas mais. Para terminar na categoria de melhor filme, constam nomes como 1917, nomeado também a outros prémios, filme de Sam Mendes, Once Upon a Time in Hollywood de Quentin Tarantino, igualmente nomeado para mais categorias, e ainda o filme estrangeiro de Bong Joon-ho, Parasite.
Na nomeação de Melhor Ator temos Antonio Banderas em Pain and Glory de Pedro Almodóvar, Leonardo DiCaprio em Once Upon a Time in Hollywood, Adam Driver em Marriage Story. Já fora referido anteriormente o nomeado Joaquin Phoenix em Joker, que já conquistou um Globo de Ouro nesta corrida aos prémios, e, por último, Jonathan Pryce em The Two Popes de Fernando Meirelles.
Como nomeadas a atriz principal estão Cynthia Erivo em Harriet de Kasi Lemmons, Scarlett Johansson de Marriage Story, Saoirse Ronan de Little Women, Charlize Theron no filme Bombshell da realização de Jay Roach e Renee Zellweger em Judy, filme de Rupert Goold.
Já como ator coadjuvante estão nomeados Tom Hanks em A Beautiful Day in the Neighborhood de Marielle Heller, Anthony Hopkins em The Two Popes, Al Pacino em The Irishman assim como o seu colega no filme Joe Pesci. Por fim, Brad Pitt com o filme de Quentin Tarantino Once Upon a Time in Hollywood, já vencedor de um Globo de Ouro nesta corrida ao prémio.
Já na corrida ao prémio da categoria feminina, melhor atriz coadjuvante, temos na lista Kathy Bates em Richard Jewell de Clint Eastwood, Laura Dern em Marriage Story, novamente o nome de Scarlett Johansson mas desta vez com Jojo Rabbit. Ainda estão nomeadas Florence Pugh em Little Women e Margot Robbie em Bombshell.
Como nomeados a Melhor Realizador surge de novo Martin Scorsese de The Irishman, Todd Philips num registo de filme diferente com Joker, Sam Mendes realizador de 1917 e Quentin Tarantino com Once Upon a Time in Hollywood. Por último, novamente Parasite com o realizador estrangeiro Bong Joon Ho.
Nos nomeados em filmes de animação estão presentes How to Train Your Dragon: The Hidden World de Dean DeBlois, I Lost My Body de Jeremy Clapin, Klaus de Sergio Pablo, Missing Link de Chris Butler e por último Toy Story 4 de Josh Cooley.
Na categoria de Melhor Curta Metragem de Animação são apresentados na corrida ao Óscar: Dcera de Daria Kashcheeva, Hair Love de Matthew A. Cherry, Kitbull de Rosana Sullivan, Memorable de Bruno Collet e Sister de Siqi Song.
Na categoria de Melhor Roteiro adaptado voltámos a ter filmes que já estavam nomeados em categorias anteriores e estes são The Irishman, roteiro de Steven Zaillian, Jojo Rabbit de Taika Waititi, Joker com roteiro de Todd Phillips e Scott Silver, Little Women da realizadora Greta Gerwig, e, por último, The Two Popes de Anthony McCarten
Já na categoria de roteiros originais está nomeados filmes como Knives Out, o trama tipo cluedo de Rian Johnson, Marriage Story roteiro de Noah Baumbach, 1917 de Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns, Once Upon a Time in Hollywood, do próprio realizador Quentin Tarantino e Parasite de Bong Joon-ho e Jin Won Han.
Na nomeação de Melhor Fotografia voltam a aparecer nomes já mencionados com a fotografia de Rodrigo Prieto em The Irishman, de Lawrence Sher em Joker, de The Lighthouse de Jarin Blaschke, de Roger Deakins em 1917 e Robert Richardson com Once Upon a Time In Hollywood.
Como Melhor Documentário de Longa-Metragem seguem-se nomes como American Factory de Julia Reichert e Steven Bognar, The Cave de Feras Fayyad, The Edge of Democracy de Petra Costa, For Sama de Waad Al-Kateab e Edward Watts, e para terminar, Honeyland de Tamara Kotevska e Ljubo Stefanov.
Já nos candidatos a Melhor Documentário por Curta-Metragem são apresentados In the Absence de Yi Seung-Jun e Gary Byung-Seok Kam, Learning to Skateboard in a Warzone de Carol Dysinger, Life Overtakes Me de Kristine Samuelson e John Haptas, St. Louis Superman de Smriti Mundhra e Sami Khan, e, por último Walk Run Cha-cha de Laura Nix
Na categoria de Melhor Curta-Metragem estão presentes filmes como Brotherhood de Meryam Joobeur, Nefta Football Club de Yves Piat, The Neighbors’ Window de Marshall Curry, Saria de Bryan Buckley e A Sister de Delphine Girard.
Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro são apresentados Corpus Christi de Jan Komasa, Honeyland de Tamara Kotevska e Ljubo Stefanov, Les Miserables de Ladj Ly, Pain and Glory de Pedro Almodóvar e Parasite de Bong Joon Ho.
Para Melhor Edição concorrem ao Óscar Michael McCusker e Andrew Buckland com Ford v Ferrari, Thelma Schoonmaker com The Irishman, Tom Eagles com Jojo Rabbit, Jeff Groth com Joker e Jinmo Yang com Parasite.
Já na categoria de mistura de som e edição estão Ford v Ferrari com Don Sylvester, Joker com Alan Robert Murray, 1917 com Oliver Tarney e Rachel Tate, Once Upon a Time in Hollywood com Wylie Stateman e Star Wars: The Rise of Skywalker com Matthew Wood e David Acord. Em Sound Mixing junta-se Ad Astra.
Quanto à categoria de Melhor Direção de Arte estão nomeados Bob Shaw e Regina Graves, com The Irishman, Ra Vincent e Nora Sopkova com Jojo Rabbit, Dennis Gassner e Lee Sandales com 1917. Estão ainda nomeados, Barbara Ling e Nancy Haigh com Once Upon A Time In Hollywood e Lee Ha-Jun, Cho Won Woo, Han Ga Ram e Cho Hee com Parasite.
Na Melhor Trilha Sonora encontram-se nomeados Joker com Hildur Guðnadóttir, Little Women com Alexandre Desplat, Marriage Story com Randy Newman, 1917 com Thomas Newman e Star Wars: The Rise of Skywalker com John Williams.
Em Música Original são candidatas ao prémio I Can’t Let You Throw Yourself Away de Toy Story 4, I’m Gonna Love Me Again de Rocketman, I’m Standing With You de Breakthrough, Into the Unknown de Frozen 2 e Stand Up de Harriet.
Em relação à maquilhagem e cabelo os nomeados são Bombshell, Joker, Judy, Maleficent: Mistress of Evil e 1917.
Em Melhor Figurino temos The Irishman com Sandy Powell e Christopher Peterson, Jojo Rabbit com Mayes C. Rubeo, Joker com Mark Bridges, Little Women com Jacqueline Durran e Once Upon a Time in Hollywood comArianne Phillips
Na última categoria, que se refere aos efeitos visuais, estão nomeados Avengers: Endgame, The Irishman, 1917, The Lion King e Star Wars: The Rise of Skywalker.
Agora é só mandar os seus palpites e aguardar pela edição que determinará os vencedores.
Escrito por: Rafaela Boita
Editado por: Cláudio Nogueira