Mais um ano se passou, marcado por vários acontecimentos políticos, sociais, económicos e ambientais, que irão definir o nosso percurso neste novo ano. Aqui ficam alguns desses eventos, divididos por mês e assinalados com as respetivas datas, que marcaram 2019.
Janeiro
[23/1] Juan Guaidó, ex-presidente do parlamento venezuelano, autoproclamou-se Presidente interino da Venezuela, contando com o apoio e reconhecimento de inúmeros países.
Fevereiro
[27/2 – 28/2] Segunda cimeira EUA – Coreia do Norte, realizada na capital do Vietname, onde se debateram assuntos como o programa de desenvolvimento de armas nucleares Norte Coreano.
Março
[23/3] Último território controlado pelo Estado Islâmico é tomado pelas Forças Democráticas Sírias.
[26/3] A nova diretiva acerca dos direitos de autor, onde se inclui o polémico artigo 13, é aprovada no Conselho da União Europeia.
Abril
[15/4 – 18/4] Greve dos motoristas de matérias perigosas, convocada pelo Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), que paralisou o país durante quatro dias.
[15/4] Incêndio que se deflagrou na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Este causou graves danos na estrutura, fazendo com que o telhado cedesse.
Maio
[1/5] Coroação do atual Imperador do Japão, Naruhito, subsequente à primeira abdicação ao trono imperial Japonês dos últimos dois séculos.
[4/5 – 21/5] Ciclone Idai atinge Moçambique causando centenas de vítimas mortais, feridos, desalojados e danos materiais nas áreas afetadas.
Junho
[24/6] A foto chocante de um pai e uma filha sem vida, na fronteira entre os EUA e o México, veio reacender o debate acerca dos riscos que as vagas de migrantes correm para alcançar os EUA.
[17/6] Um urso polar é avistado na cidade industrial de Norilsk, no norte da Rússia, bastante longe do seu habitat natural, no Ártico. Este episódio peculiar veio reforçar a urgência do combate às alterações climáticas.
Julho
[1/7] Protestos em Hong Kong motivados pelo projeto de extradição do processo legislativo, aquando da cerimónia do 22.º aniversário da transferência de soberania do Reino Unido para a China.
Agosto
[25/8] Donald Trump, Melania Trump e Justin Trudeau aparecem em foto insólita que correu o mundo, aquando da cimeira do G7 em Biarritz, França.
Setembro
[23/9] Greta Thunberg, ativista climática, discursa na cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP26). Local em que proferiu o seu famoso discurso: “You’ve stolen my childhood with your empty words”.
Outubro
[10/10] Mulheres Iranianas assistem pela primeira vez, em décadas, a um jogo de futebol num estádio, depois de terem sido banidas destes locais públicos em 1979.
[18/10] Barcelona ficou paralisada, em sinal de protesto, no seguimento da condenação de nove líderes da independência catalã pelo papel desempenhado no referendo sobre a independência da Catalunha de 2017.
[27/10] Fogos obrigam a uma evacuação em massa de perto de 200.000 pessoas no norte da California.
Novembro
[13/11] Subida do nível das águas, em Veneza, origina cheias extremas, não igualadas há mais de 50 anos.
[20/11] Uma mulher resgata um coala das chamas, na decorrência de um dos vários incêndios que assola a Austrália nesta época. Esta é uma espécie que está catalogada como vulnerável e que assistiu a uma diminuição da população na ordem das centenas, devido aos incêndios recentes em solo Australiano.
Dezembro
[18/12] Câmara dos Representantes aprova dois artigos de impeachment, fazendo com que Donald Trump se afigure como o terceiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer este processo.
[21/12] Manuel Marrero Cruz torna-se o 17.º primeiro-ministro de Cuba, 43 anos depois de Fidel Castro ter abolido o cargo.
Escrito por: Miguel Conceição
Editado por: Beatriz Duarte