ISCSPoiler – Knives Out, um thriller arrebatador

Knives Out , de Rian Johnson, tem sido considerado por vários especialistas como um dos melhores filmes do ano. Com um elenco de luxo, envolve o espetador numa aventura apaixonante e intensa, plena de mistério e suspense. É impossível desviar os olhos do ecrã.

film-dostat-nozhi

Knives Out conta com a participação de vários atores conceituados, nomeadamente Daniel Craig (imortalizado em vários filmes da trama James Bond, na qual interpretou o personagem principal) Chris Evans (conhecido por dar vida ao icónico Capitão América) e Katherine Langford (a famosa Hannah de 13 Reasons Why).

O filme gira à volta da morte de Harlan Thrombey (Christopher Plummer) , um aclamado romancista e magnata que foi encontrado degolado na manhã que se seguiu à festa do seu 85° aniversário.

Inicialmente, assume-se que Harlan se suicidou. No entanto, depois de receber um envelope com dinheiro para analisar o caso, o detetive de renome Benoit Blanc (Daniel Craig), fica convencido de que a degolação se tratou, afinal, de um assassinato.

Acompanhado de dois inspetores (Lakeith Stanfield e Noah Segan) parte numa trabalhosa investigação a todas as pessoas que poderão estar envolvidas na morte do patriarca da família Thrombey.

Quando é feita uma restrospetiva dos dias que se precederam à morte do escritor, percebemos que o homem vivia num autêntico tabuleiro de Cluedo – como é dito a certa altura no filme.

À medida que o enredo se desenrola, várias perguntas vão sendo deixadas no ar. Será que Harlan se suicidou ou será que foi assassinado? E, se foi assassinado, quem foi o homicida? Terá sido Richard (Don Johnson), o genro infiel cuja traição o velho descobriu? Ou será que foi Joni (Toni Colette), a nora viúva que decidiu deixar de sustentar financeiramente? Terá sido Marta Cabrera (Ana de Armas), a enfermeira latino-americana com quem passava, ultimamente, a maior parte do tempo e que regurgita cada vez que mente? Ou será que foi Ransom (Chris Evans), o neto mimado e insolente com quem teve uma acesa discussão na noite antes de morrer?

As respostas vão surgindo categoricamente, de um modo complexo e surpreendente, num autêntico jogo mental e psicológico e, curiosamente, também num certo registo cómico e bem humorado.

A certa altura, um novo problema paira sobre os Thrombey quando é lido o testamento de Harlan. Este revela que o velho milionário, antes de falecer, decidiu deixar todos os seus bens e propriedades a alguém inesperado. Tal situação vai provocar uma enorme revolta e animosidade entre os membros da família, deixando transparecer os maiores defeitos, o egoísmo e o doentio apego ao dinheiro de cada um e a triste deterioração dos valores familiares em detrimento dos bens materiais.

Para além da interessante questão da lei da sucessão e da herança nos Estados Unidos América e dos tópicos acima referidos, o filme vai abordar outros temas bastante importantes e atuais, como a imigração ilegal e a ascensão da extrema direita no ocidente.

Com um argumento digno de um verdadeiro romance policial e criticando as compulsões de uma elite acomodada e parasita, Knives Out merece, sem dúvida, todas as críticas positivas que já recebeu e é um forte candidato a várias nomeações dos Oscars.

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s