E assim foi a cerimónia de entrega da Bola de Ouro

Ontem, dia 2 de Dezembro, decorreu a cerimónia de entrega da Bola de Ouro no Theátre du Chatelet, em Paris. Para além do referido prémio, que premeia o melhor futebolista do ano, outros galardões foram entregues. 

6-ballon-dor-messi

 

Prémio Kopa – Matthijs de Ligt

A cerimónia abriu com a atribuição do prémio Kopa. Este prémio – que teve a sua primeira edição o ano passado – visa condecorar o melhor futebolista jovem (menos de 21 anos) do ano. É semelhante ao prémio Golden Boy, com a diferença de que também está aberto a jogadores que joguem fora da Europa. O vencedor deste ano foi Matthijs De Ligt, atual jogador da Juventus que fez furor na passada época 2018-2019, ao capitanear e ajudar o seu então clube (Ajax) a atingir o primeiro lugar da Eredivise – primeira divisão holandesa – e a chegar às semifinais da Champions League .Esta última conquista valeu ao clube e aos seus principais jogadores grande admiração por parte de adeptos de todo o mundo, devido ao facto de ser totalmente inesperada – o Ajax, não fazendo parte de nenhuma das principais cinco ligas da Europa e não tendo conquistas muito relevantes a nível Europeu nos últimos anos não era, definitivamente, um dos favoritos da competição. Com este prémio, o central holandês de vinte anos sucede ao francês Kylian Mbappé e traz companhia ao Golden Boy que venceu o ano passado. O português João Félix também estava nomeado, mas ficou em terceiro lugar. O segundo classificado foi Jadon Sancho, jogador inglês do Borussia Dortmund.

 

Prémio Yachine – Alisson Becker

Foi a primeira vez que este troféu foi atribuído. O seu nome provém do mítico russo Lev Yashin – o único guarda redes a vencer a Bola de Ouro. Como o nome indica, é concedido ao melhor guarda redes do ano. O vencedor foi, merecidamente e sem surpresas, o brasileiro Alisson Becker. O atual guardião do Liverpool foi, este ano, um pilar fundamental da equipa, que venceu a Champions League depois de 14 anos sem títulos. O segundo classificado foi o alemão Marc André Ter-Stegen, do Barcelona e o terceiro lugar ficou para Ederson Moraes, também brasileiro, jogador do Manchester City, clube detentor da Premier League.

 Bola de Ouro Feminina – Megan Rapinoe

A vencedora do prémio de melhor jogadora foi a norte-americana Megan Rapinoe. A futebolista do Seattle Reign foi uma figura de destaque no Mundial de Futebol feminino deste ano, sendo uma importante parte da seleção vencedora, para além de ter sido distinguida com a bota de ouro da competição – marcou seis golos. Sucede, assim, à norueguesa Ada Hegerberg. Em segundo lugar ficou a jogadora inglesa do Olympic de Lyon, Lucy Bronze e em terceiro Alex Morgan, futebolista do Orlando Pride e compatriota de Rapinoe.

 

Bola de Ouro Masculina – Lionel Messi

Por último, mas não menos importante – na verdade, esta era a premiação mais aguardada da noite – tivemos a entrega da Bola de Ouro, prémio de enorme prestígio que todos os futebolistas sonham ganhar. Luka Modrić, vencedor do ano passado, subiu ao palco para entregar o prémio a Lionel Messi. Na época passada, o argentino apontou, em 50 jogos, 51 golos e 22 assistências e venceu o campeonato espanhol. Foi a sexta vez que conquistou tal distinção, ultrapassando assim Cristiano Ronaldo – que, até agora, apontou apenas cinco conquistas da Bola de Ouro. O jogador português da Juventus faltou à cerimónia e ficou em terceiro lugar, a seguir ao holandês Virgil Van Dijk, defensor do Liverpool que fez uma época fantástica.

A entrega dos prémios, nomeadamente do prémio mais importante, causou alguma polémica. Muita gente afirma que o verdadeiro vencedor devia ser Virgil Van Dijk e que foi tudo desenhado de forma a Lionel Messi ganhar e ficar à frente de Cristiano Ronaldo. Será que sim? Será que não? Qual dos dois irá acabar a carreira com mais Bolas de Ouro?

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s