II Ciclo de Workshops de empregabilidade no ISCSP: Ciências da Comunicação

No passado dia 27 de novembro ocorreu, no auditório 6 do piso – 1, um dos ciclos de workshops integrados no II Ciclo de Workshops de empregabilidade no ISCSP.

Neste dia estavam dois marcados, um que se relacionava com a área das Ciências da Comunicação e outro que estaria relacionado com as áreas de Antropologia, Gestão de Recursos Humanos e Sociologia. Como aluna de Ciências da Comunicação, estive presente na sessão que se destinava à minha área e que teve início às 17:30.

Estes workshops realizados desde dia 25 a 27 tiveram o intuito de informar os alunos sobre empresas, características que atraem às mesmas num trabalhador, ouvir um pouco da experiência dos convidados e aprender algo com ela, e, ainda, tirar algumas dúvidas com os profissionais dos tipos de empresas em que podem estar interessados em estagiar.

Em primeiro lugar, a convidada Diana Maria Rebelo, consultora de comunicação e que, inclusive, fora aluna do ISCSP, apresentou um pouco do seu percurso e a empresa onde trabalha, a M Public Relations. Quanto ao seu percurso começou por ser estagiária no Diário de Notícias e trabalhar no mesmo. Seguidamente trabalhou na Vogue e atualmente trabalha com marcas ligadas à área de lifestyle, como a Bandida do Pomar, Sketchers, Ferbar, entre outras, através da M Public Relations. Após se apresentar, Diana passou à apresentação concreta da empresa onde está, o que poderia procurar num profissional, o tipo de trabalho desenvolvido e o exemplo de situações com as quais poderiam lidar através da apresentação de casos práticos para refletir em conjunto.

Em seguida, a palavra foi passada a Manuel Cabral, diretor de programas da Cidade FM e Vodafone FM, que falou um pouco da sua experiência de vida, do que se poderia procurar num trabalhador de rádio e incentivou cada jovem a dar o melhor de si no seu trabalho, algo que foi depois comentado pelo convidado seguinte, Nuno Jerónimo. Miguel Cabral é licenciado em Direito, mas acabou por perceber que a área da advocacia não era para si, então foi em busca do que realmente gostava, algo relacionado com a música e organização de eventos, acabando por se informar mais sobre o assunto, e com formações, chegou aos postos onde está tentando sempre dar o melhor de si, de maneira a destacar-se.

Por fim tivemos a apresentação do grupo Cofina por Nuno Jerónimo, licenciado em Psicologia e Diretor de Recursos Humanos da empresa. Nuno Jerónimo apresentou a empresa onde trabalha e os media que esta detém, como a CMTV, TV Guia, Jornal de Negócios, entre outros. Falou também das características que um trabalhador na sua empresa precisaria ter, apresentou as estatísticas de empregabilidade e ainda reforçou o que tinha comentado anteriormente quanto ao esforço que deve ser posto no trabalho e de como a licenciatura não define o que faremos no futuro, as oportunidades vão surgindo.

Posto tudo isto, os alunos tiraram as suas dúvidas, conversaram um pouco e deu-se por terminada esta interessante sessão, que espera-se ter esclarecido os alunos e despertado interesse em estagiar, talvez numa das empresas apresentadas.

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Magda Farinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s