Flamengo dá a volta ao River Plate e vence a Taça dos Libertadores 38 anos depois

O Flamengo, treinado pelo português Jorge Jesus, venceu a 60° edição da Taça dos Libertadores, a competição mais importante da América do Sul, depois de derrotar o River Plate, da Argentina.

A final decorreu no estádio Monumental de Lima, no Peru. Foi a primeira vez que foi realizada num jogo único, visto que em todas as edições anteriores os dois clubes finalistas tiveram sempre de disputar dois jogos, no estádio um do outro, para ver quem levava o título para casa.

De um lado, o clube carioca procurava alcançar a glória que já não via desde 1981. Do outro, o clube de Buenos Aires, por sua vez, procurava repetir a façanha do ano passado – no qual bateu o rival direto, Boca Juniors – e ganhar a taça pela quinta vez.

O primeiro golo do jogo foi marcado aos 14 minutos pelo colombiano Rafael Santos Borré, o que deu vantagem ao River. O resultado ficou assim quase até ao final. Já o quinto título se afigurava no horizonte para os argentinos quando, aos 88 minutos, Gabriel Barbosa – apelidado de Gabigol – marcou a favor do Flamengo.

Com este golo, tudo apontava para o prolongamento, mas tal não aconteceu. Aos 92 minutos, o jovem brasileiro de 23 anos agitou as redes da baliza de Armani pela segunda vez. Dois golos para o Flamengo, apenas um para o River Plate.

E a visibilidade de Gabigol nesta partida não se ficou por aqui – aos 95 minutos foi expulso, juntamente com Exequiel Palacios, da equipa rival. Porém, isso não afetou em nada o resultado, já que o apito final soou momentos depois.

Com esta vitória, o Flamengo conseguiu conquistar a segunda Taça dos Libertadores e Jorge Jesus junta-se aos outros cinco treinadores portugueses que ganharam competições continentais – José Mourinho, Artur Jorge, André Villas Boas, Anselmo Fernandéz e Manuel José.

O clube do Rio de Janeiro já leva 26 jogos sem perder e está em primeiro no campeonato nacional com 81 pontos, mais 13 que o segundo colocado, o Palmeiras.

Escrito por: Beatriz Gouveia Santos 

Editado por: Beatriz Duarte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s