Veggie Vibes: O festival de street food vegan regressa a Lisboa

6cf37b6c-730a-4a75-ab5e-43745ac476f0.jpeg

És fã de comida vegan e vegetariana? Então este é o festival perfeito para ti. Entre os dias 5 e 8 de dezembro, o Veggie Vibes, festival de street food, terá lugar no Mercado de Santa Clara, em Lisboa. Esta 5ª edição conta com nomes como Cabane, Cherosabor, Comer com Cor, Coxinhas da Lívia, Fruway, Veganchee e Ramgi&Lalgi – Tesouros da Índia. Para além da entrada livre, tem ainda uma vertente solidária, sugerindo a todos os participantes que levem agasalhos e cobertores para a recolha e entrega dos mesmos a pessoas necessitadas.

Devido à crescente preocupação ambiental e consciencialização da crueldade da indústria alimentar face aos animais, as dietas vegan e vegetariana têm vindo a ser cada vez mais adotadas, principalmente pelos jovens. Para os mais distraídos, o Veganismo e o Vegetarianismo têm significados diferentes. O primeiro refere-se a alguém que não consome nenhum produto animal – leite, ovos, etc – , nem veste ou utiliza bens de ou que tenham sido testados em animais. Já o segundo não consome carne animal, cabendo a cada indivíduo decidir o consumo que faz de produtos derivados do mesmo. Por esta mesma razão existem vários tipos de vegetarianos como o ovo-lacto-vegetariano, ovo-vegetariano e lácteo-vegetariano.

Para a adoção deste tipo de alimentação há cuidados a ter, de forma a saber como repor certos nutrientes e proteínas necessárias que esta possa não nos dar. Relembro que, em 2015, a Direção-Geral de Saúde lançou um manual dedicado à alimentação vegetariana com esclarecimentos, informações nutricionais, benefícios e riscos do estilo alimentar – de nome “Linhas de Orientação para a Promoção da Alimentação” – , em razão do aumento de interessados.

Sendo este um movimento em crescimento, observa-se a tendência da criação de menus alternativos a produtos animais até nas maiores cadeias de alimentação fast food, como o McDonalds e o Burger King, sendo hoje em dia raro encontrar um restaurante que não tenha pelo menos uma opção que seja.

 

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Júlia Varela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s