Laurent Simons, um menino belga de apenas nove anos, tem vindo a ser notícia em vários jornais por esse mundo fora.
A razão de todo este mediatismo deve-se ao facto de, já no próximo mês de Dezembro, se ir licenciar em engenharia eletrónica na Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda.
O pequeno Laurent nasceu em Oostende, na Bélgica, e em muitos aspetos é igual a muitas outras crianças da sua idade – adora jogar videojogos como Minecraft e Fortnite e ver séries no Netflix. No entanto, desde cedo que começou a demonstrar ter capacidades fora do comum.
De acordo com Alexander Simons, pai de Laurent, o génio de tenra idade entrou na escola primária com apenas quatro anos, na escola secundária com seis e na universidade com oito! De momento, está prestes a cumprir, em apenas dez meses, um curso que normalmente se cumpre em três anos.
Os seus progenitores comparam-no a uma esponja, pela sua apetência descomunal para absorver informação.
O próprio diretor do curso, Sjoerd Hulshof, refere que Laurent é o aluno mais rápido que o mesmo já teve e que, para além da sua hiper-inteligência, tem também uma enorme capacidade de compreensão. Outros docentes descrevem-no como “simplesmente extraordinário”.
Laurent, como seria de esperar, já tem várias universidades prestigiadas de olho em si. Em termos de planos para o futuro, pretende completar um doutoramento na área em que se está a licenciar, mas não descarta a hipótese de se dedicar à área da medicina. Refere, também, que gostaria de prosseguir os estudos nos Estados Unidos da América. Porém, a informação acerca da universidade onde pretende fazê-lo é, diz o seu pai, “confidencial”.
Escrito por: Beatriz Gouveia Santos
Editado por: Beatriz Duarte