Desde Edward Snowden a Jaden Smith, assim foi o primeiro dia da Web Summit 2019

Política, tecnologia e sustentabilidade foram os temas principais que foram discutidos no palco do Altice Arena neste primeiro dia de Web Summit.

Web Summit 2019 - Opening Night

Web Summit é o maior evento de tecnologia do mundo.

Com lotação esgotada, assim começou a quarta edição da Web Summit. Participantes vindos de várias partes do mundo (Reino Unido, Alemanha, Brasil, Estados Unidos) juntaram-se para assistir ao maior evento de empreendedorismo e tecnologia da Europa.

A tarde começou com apresentações de startups, onde os convidados apresentaram as suas novas criações num breve pitch.

De seguida, e era o momento mais esperado, Paddy Cosgrave apresenta o próximo orador, Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e NSA, que tornou público  o sistema de vigilância global da mesma. Snowden, numa videoconferência a partir da Rússia, justificou o que levou a denunciar o seu próprio país. Afirmou que em vez de estarem a vigiar os suspeitos de cometer ilegalidades, vigiavam todos, sendo ou não suspeitos. Esta recolha excessiva de dados acaba com a privacidade de cada um. O denunciante ainda critica a RGDP (Regulamento Geral de Proteção de Dados), dizendo que “a RGPD afirma que a recolha de dados simplesmente aconteceu, e que não há problema em ter controlo sobre todas as pessoas desde que a informação não seja exteriorizada”. Todos os nossos dados são das empresas e de quem presta os serviços, que usam para seu próprio proveito. A conversa termina com um apelo a todos os que estavam presentes para uma maior consciencialização da proteção de dados e do que é guardado pelas empresas.

Após a videoconferência, foi discutido em palco a escolha de Portugal para base de empresas, caso da CloudFlare e DefinedCrowd, empresas de cibersegurança e de análise de dados com recurso a inteligência artificial, respetivamente. Ambas expressam que Portugal tem pessoas com muito talento, principalmente tecnológico e que as novas políticas por parte do governo são incentivadoras para startups.

Com primeiro dia já a acabar, coube a Guo Ping, rotating chairman da Huawei apresentar o novo avanço tecnológico por parte da empresa, o 5G. Em conjunto com a inteligência artificial é possível fazer diagnósticos médicos e ajudar nas  interações por parte daqueles que não conseguem falar nem ouvir, assim mostra o documentário apresentado por Guo Ping, que remata que o novo avanço está mais perto do que pensamos.

O último tema discutido foi a água, ou a falta dela. Jaden Smith (cofundador da 501CTHREE e JUST water) e Gary White (cofundador da Water.org e WaterEquity) mostram o novo documentário – Braves Blue World – com o objetivo de “espalhar a mensagem para toda a população” sobre a crise atual da escassez da água, assim como a falta de saneamento em várias partes do mundo. Ambas as organizações estão a trabalhar para que seja possível todos nós contribuirmos sem ter que dar dinheiro.

Web Summit 2019 - Opening Night

Web Summit

Web Summit 2019 - Opening Night

Edward Snowden

Web Summit 2019 - Opening Night

Jaden Smith

49015023927_b8eeb4bc12_c

Guo Ping

Assim conclui o primeiro dia da Web Summit que decorrera até dia 7 de Novembro e onde o Jornal desacordo estará para trazer todas as novidades do evento.

Escrito por: Mariana Rodrigues

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s