Workshop de Comunicação e Desenvolvimento Pessoal

No passado dia 19 de outubro de 2019, ocorreu um workshop de Comunicação e Desenvolvimento Pessoal, na sala 5, no piso -1 do ISCSP, organizado pelo Núcleo de Ciências da Comunicação.

Este workshop, dado pela Professora Auxiliar Catarina Gomes, que explorou diversas vertentes relacionadas com a comunicação, entre elas a comunicação interpessoal, hábitos comunicacionais, as consequências de uma comunicação ineficaz, tipos de comunicação, a interpretação de expressões faciais e a comunicação de apoio.

Quanto à comunicação interpessoal foi definido o próprio termo comunicação, como um processo de enviar e receber mensagens às quais é atribuído um significado, sendo esta uma definição de Axley em 1996. Estas mensagens são partilhadas entre indivíduos e, ainda neste assunto, foi também discutido a comunicação no mundo virtual e real, onde se defende que não é tão eficaz, devido à sua falta de espontaneidade.

Em relação a hábitos de comunicação foi apresentada a aprendizagem social feita, as consequências do feedback dos outros e o controlo cognitivo sobre efeitos e utilização da comunicação.

Expôs-se que a comunicação é de facto complexa, envolvendo sempre um comportamento verbal ou não verbal e uma perceção de contexto deste. Porém, existem também obstáculos à comunicação, que passam pela interrupção ou falha de um dos fatores referidos anteriormente e podem também levar a uma ineficácia desta, levando a consequências, tais como, o desenvolvimento de sentimentos negativos face ao outro, mútuas ofensas, entre outros.

Foram analisados também os significados das expressões faciais, que acabam por ser um meio de expressão do individuo, principalmente em relação às suas emoções. Em seguida foi ainda analisada a Comunicação de Apoio, um tipo de comunicação que deve de ser feita frente a frente, de modo a não haver ameaça interpessoal e fortalecer positivamente as relações entre indivíduos.

Por último falou-se dos tipos de escuta, a maneira como nos chega a comunicação, sendo “escutar” diferente de “ouvir”. Deste modo pode-se dizer que existe a escuta ativa e passiva. Posteriormente foram apresentados alguns exercícios para aplicar o que se tinha retirado da apresentação, algumas trocas de ideias e a sessão deu-se como terminada.

Acima está apenas um resumo muito resumido de um workshop que tem como intuito ajudar a chegar à melhor forma de lidar com os outros, algo que pode ser vantajoso a nível de interação profissional. A sessão contou principalmente com a participação de alunos da licenciatura de Ciências da Comunicação, com um assunto que se relaciona com a sua área de estudo.

Escrito por: Rafaela Boita

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s