Catalunha: uma situação crítica

Após dois dias de marcha sobre a Catalunha, hoje, dia 18 de outubro de 2019, foi convocada Greve Geral, pelos sindicatos independentistas Intersindical-CSC e Intersindical Alternativa de Catalunya (IAC), devido ao anúncio da condenação de nove líderes independentistas.

Esta ocasião está a ser marcada pela demonstração de desagradado dos Catalães e pela defesa da liberdade dos líderes independentistas, de forma ora pacífica ora violenta.

Sendo que ao entardecer estas manifestações pacíficas passaram a serem marcadas por violentos confrontos entre os manifestantes e a polícia, levando ao encerramento preventivo da La Sagrada Família.

Sagrada-Familia-2000x1125-2

Esta divisão agravou-se quando em 2017 se realizou o referendo onde os Catalães foram convocados para ir às urnas decidir se deviam continuar como região da Espanha ou se tornavam num país independente de Espanha.

No entanto, este referendo ficou marcado pelo não reconhecimento da constitucionalidade pelo governo Espanhol, convocando a polícia para fecharem as urnas, impedindo os catalães de exercerem o seu direito de voto.

transferir0-1

Para além da Greve Geral, este dia também ficou marcado pela entrega voluntária do ex-presidente do governo autónomo da Catalunha, Carles Pudgimount, às autoridades belgas, resultado de um mandato de detenção europeu. Sendo depois libertado após uma sessão com um juiz, que acabou por lhe livrar de fiança, mas com medidas cautelares, como, comunicação do domicilio e das suas atividades, estar sempre à disposição das autoridades e dependente de autorização para sair do país.

puigdemont

Apesar dos mandatos de captura internacional e extradição para Espanha, Carles Pudgimount foi eleito como deputado ao parlamento europeu ganhando em quatro regiões Catalãs com 28% dos votos.

Escrito por: Bernardo Ferreira

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s