Lá Para Dentro: a nova rubrica sobre futebol do Desacordo

Inaugura-se uma nova rubrica desportiva no Desacordo: o Lá Para Dentro. Neste espaço, serão feitas análises a vários assuntos relacionados com o mundo do futebol, desde a forma das equipas ao desempenho dos jogadores.

Para começar esta rubrica, nada melhor do que um fim-de-semana com grandes surpresas e grandes jogos.

Apresentam-se, desde já, dois casos semelhantes que carecem de análise: as derrotas caseiras quer do Bayern de Munique (derrotado por 1-2 contra o Hoffenheim), quer do Manchester City (0-2 frente ao Wolverhampton).

A primeira grande questão que surge de imediato é: excesso de confiança ou cansaço acumulado tendo em conta os compromissos europeus? E é por aí que deve começar a nossa análise.

Surpreendentemente, foi o FC Bayern que teve a tarefa mais “fácil” ao vencer por uns incríveis 2-7 o Tottenham em Londres. Já o Manchester City, por sua vez, venceu em casa o Dínamo Zagreb por 2-0 num jogo que seria, teoricamente, bem mais fácil (desafio em que a equipa croata apresentou uma excelente organização defensiva que conseguiu aguentar o poderio ofensivo dos ingleses até aos 66 minutos). Tudo isto em desafios a contar para a Liga dos Campeões.

2r8F9rTBenJQfQgENfxADE6EVYabczqmSF5KeWefV5WL9WGvXdccoaGPwbshpd6bZC9R4PczFV9nYtQzLryeXeCQjE7zjEviJTQMpSB3SG7gx2n6uDP7D9xjVstZzXdBL

Serge Gnabry foi o homem do jogo ao apontar 4 golos. Fonte: The Independent

No caso do Bayern de Munique, poder-se-ia considerar o cansaço acumulado tendo em conta a dificuldade que era prevista para o jogo da Liga dos Campeões (que acabou por não se confirmar). O Bayern venceu tranquilamente os Spurs e a jogar em casa contra um Hoffenheim bastante desfalcado relativamente à época transata, o excesso de confiança e o mérito do adversário ditaram uma derrota surpreendente dos Bávaros.

191005-1734-urn-newsml-dpa-com-20090101-191005-99-170454

Manuel Neuer frente o Hoffenheim. Fonte: Bayerischer Rundfunk

No caso dos “citizens”, o compromisso europeu nunca poderá ser aceite como desculpa porque também o Wolves participa nas competições europeias e, além disso, jogou mais tarde (na quinta-feira, para a Liga Europa). Mais uma derrota surpreendente do Manchester City na Premier League que, assim, atrasa-se cada vez mais do líder Liverpool (os comandados de Klopp só contam com vitórias na presente época e já levam 8 pontos de avanço em relação ao Manchester City – 2º Classificado).

_109128624_hi057119488

Josep Guardiola durante o jogo frente ao Wolverhampton. Fonte: BBC

Colocam-se, agora, os compromissos das seleções que poderão ajudar a compreender o que se passou nestes dois casos. Mérito dos adversários, cansaço acumulado, excesso de confiança? Só os próximos encontros destas equipas nos poderão esclarecer, mas sem dúvida que será prematuro declarar um estado de crise, em ambos os casos.

Para concluir, apenas uma breve menção para aqueles que foram os jogos mais entusiasmantes deste fim-de-semana: em Espanha, o Barcelona-Sevilla, com uma vitória tranquila dos blaugrana por 4-0 que assim conquistam 3 pontos fundamentais na busca pelo titulo. Em Itália, o Inter-Juventus, em que foram os de Turim a levar a melhor (1-2), numa época em que o Inter é um dos principais candidatos a opor-se à supremacia da Juventus em Itália. Importa, agora, ver se os comandados de António Conte não vão desmoralizar e se vão conseguir manter o nível exibicional mantido até agora (a pausa para seleções poderá ser benéfica nesse sentido).

Encerra-se, assim, a cronica desta semana. Com a certeza de que os vários campeonatos por esse mundo fora se manterão interessantes e competitivos, pelo menos durante os próximos tempos.

Fc Internazionale - Juventus Fc

Higuaín no jogo contra o Inter.

Escrito por: Filipe Ribeiro

Editado por: Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s