VAR: Avanço ou Retrocesso?

O futebol como o conhecemos tem sofrido muitas alterações ao longo dos tempos. Contudo, num passado recente, eis que surge algo que promete revolucionar o futebol tal como o conhecemos, sentimos e vivemos.

Refiro-me ao Video Assistant Referee, conhecido como VAR. Esta inovação começou por ser vista como uma ideia que seria dificilmente concretizável. Ainda assim, e após os primeiros testes por todo o mundo, chega a Portugal, na final da Taça de Portugal 2016/2017. Mais tarde, foi estreado pela FIFA no Mundial 2018, realizado na Rússia.

Atualmente, é possível fazer uma análise em relação à prestação do VAR em Portugal e também no resto do mundo. Esta ferramenta de auxilio na tomada de decisões do árbitro é vista ainda de duas formas distintas.

Se de um lado podemos ouvir que tal inovação veio minimizar os erros dos árbitros e aliviar a pesada pressão sobre os mesmos, por outro, que se desperdiça demasiado tempo na análise de alguns lances que acabam por retirar interesse/fluidez ao próprio jogo.

Neste sentido, e para quem observa hoje jogos de futebol com regularidade, leva-nos à derradeira pergunta: preferimos o perfeccionismo e a razão ao anterior futebol, onde predominava a dinâmica mais fluída e mais emocionante?

Serão os jogadores e adeptos cada vez mais influenciados ao ponto de não festejarem um golo de imediato por receio de ser anulado pelo VAR?

Em causa não está a sua utilidade em relação ao que é a defesa da tão aclamada “Verdade Desportiva” mas sim daqueles que são os sentimentos mais espontâneos ao ver um golo.

EDe_cNcX4AE-t-x

Cristiano Ronaldo no festejo a fazer a sinalética do VAR para os adeptos.

O futebol mudou. Avanço ou retrocesso? Só o tempo dirá. Ainda assim, fica a certeza de que é uma paixão para milhões de pessoas de todas as idades espalhados por todo o mundo, com ou sem VAR.

Este artigo de opinião é da pura responsabilidade do autor, não representando as posições do desacordo ou dos seus afiliados.

Escrito por: Gabriel Reis

Editado por: João Rego e Cláudio Nogueira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s