Eurovisão 2019 – Celebração, lágrimas e controvérsia

Depois da final do festival realizado o ano passado em Lisboa ser denominada das mais imprevisíveis dos últimos tempos, a final da Eurovision 2019 Tel Aviv luta pelo título de uma das mais controversas.

Deu-se ontem como terminada a época da Eurovisão, começada a 14 de Maio com a primeira semi-final, tendo ainda ocorrido a segunda a 16 de Maio.

O festival anual, em que países europeus (e outros convidados) trazem canções originais e lutam pelo primeiro lugar, aconteceu em Israel, o país vencedor da edição passada, que, como manda a tradição, se torna o anfitrião da Eurovisão seguinte.

Portugal acabou por não fazer parte desta final, tendo o cantor Conan Osíris sido eliminado logo na primeira semi-final.

Com alguma discrepância entre os votos dos jurados dos vários países e do público, como já é habitual, foi a Holanda, com a música Arcade, interpretada por Duncan Laurence, a vencedora do festival deste ano. Com esta vitória, os Países Baixos somam já 5 troféus.

Mas este ano, além da excentricidade pela qual a competição já é conhecida, a Eurovisão encontrava-se desde cedo envolta em controvérsia, com a decisão de realizar o festival na cidade de Tel Aviv. Face à tensão atual entre Israel e Palestina, foram várias as personalidades que apelaram ao boicote do festival por parte dos concorrentes dos outros países e até a Madonna, artista que acabou por atuar no final do espetáculo. Durante a distribuição de pontos, os concorrentes de Islândia, a banda Hatari, que já tinham chamado à atenção com a sua performance provocante, ergueram bandeiras da Palestina, gerando logo uma reação agitada pela audiência.

Marcado ainda pelo reforço da mensagem de apoio à comunidade LGBT+, apelo ao amor e ao fim do ódio, e pela presença de vencedores icónicos passados, basta agora aguardar a Eurovisão 2020, que será então realizada na Holanda, e que, como sempre, prometerá ser um evento que dará que falar.

Escrito por: Magda Farinho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s