Encontro de Estudantes de Relações Internacionais – dia 3

O terceiro e último dia do ENERI 2019 decorreu no passado dia 10 de maio e teve três conferências.
3e576437-11f3-469a-8d40-2eae1db7d57d

O dia começou com o Doutor Ash Pachauri a abordar de uma maneira pouco ortodoxa os participantes do encontro. Trouxe uma visão mais próxima dos jovens sobre aquilo que é a luta ambiental e com muito dinamismo e energia propôs vários desafios aos presentes, tornando assim, a sua intervenção mais interativa do que o habitual.

Para além de abordar as questões gerais do movimento ambiental, o Doutor Ash deixou claro que está nas mãos da gerações mais jovens fazer o necessário para preservar e proteger o planeta.

Após a pausa para almoço, o encontro foi retomado com a conferência “ Dependência Sul-Norte: Modelo de desenvolvimento sustentável?”, a qual apresentou um painel composto pelo professor Luís Mah, o professor Manuel Ennes Ferreira. Um vez mais, o papel da China no panorama internacional foi alvo de análise, desta vez no contexto da dependência que o continente africano verifica face a países “desenvolvidos” e, neste caso, face à China.

A última conferência do dia, e do evento, centrou-se na Ascensão de extremismos e as consequências para a segurança europeia. Estiveram presentes  o professor Tiago Ferreira Lopes da Universidade Portucalense, o Doutor Pedro Neto da Amnistia e o professor Felipe Pathé Duarte.

O extremismo na Europa é um tema que está na ordem do dia já que as eleições para o parlamento europeu se aproximam. Os oradores identificaram o falhanço da Constituição Europeia em 2004 como um momento importante para percebermos a ascensão dos extremos no espectro político europeu. Desde então, é evidenciado que os europeus não querem uma Europa Federal, sendo que até hoje os líderes políticos têm rejeitado em certa medida e optado por ignorar a vontade dos cidadãos europeus. Para além disto, questões sociais também foram apontadas como umas das justificativas para que o extremismo político seja tão evidente na Europa de hoje.

O evento ficou concluído com a sessão de encerramento, na qual esteve presente o professor catedrático e coordenador do curso de Relações Internacionais, António de Sousa Lara.

Após três dias de conferências, encerrou assim, o evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais, que deixou uma excelente imagem pela organização, pela qualidade dos oradores e diversidade de temas debatidos ao longo do encontro.

Escrito por: Manuel Lopez

Editado por: Ana Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s