Como ter um estilo de vida mais verde

Celebra-se esta segunda-feira, dia 22 de abril, o dia da Terra e a temática da sustentabilidade está na ribalta (felizmente). Há cada vez mais pessoas preocupadas com as alterações climáticas e com a forma como as nossas ações impactam o ambiente.

Neste dia, o Desacordo dá 5 dicas de pequenas (e fáceis) mudanças que todos podemos pôr em prática a fim de ajudar o planeta a recuperar a sua beleza natural.

1 – Utilizar sacos reutilizáveis

E não, não nos referimos somente aos sacos grandes para transportar as compras. Com a decisão do Parlamento de acabar com os sacos de plástico ultraleves de fruta, legumes e pão, vem a questão: e como vou transportar os meus alimentos? A resposta é fácil: sacos de algodão. Já são várias as lojas online que disponibilizam estes sacos reutilizáveis, leves e de vários tamanhos.

sacos pano

Sacos de Algodão Orgânico da loja Mind the Trash

2 – Usar um copo menstrual

Esta dica não é para todos os leitores, mas a verdade é que os produtos de higiene pessoal são um peso, tanto na carteira, como para o ambiente. Mas um copo menstrual vem resolver esses problemas. Este custa mais ou menos 20 euros e existe em vários tamanhos. E não se assuste com o preço porque estes copos têm um prazo de validade de cerca 10 anos, logo, a poupança é astronómica.

SIZEA_RED_PACKAGING_PRODUCT_ANGLE_600x600

Copo menstrual da OrganiCup

3 – Comer menos carne

Cada vez mais são as pessoas que decidem abandonar o consumo de carne (e com carne referimo-nos também a peixe), e uma das razões que leva a essa decisão é o facto de esta indústria ser extremamente poluente. Desde a desflorestação até à poluição das águas, são vários os pontos negativos associados ao consumo de carne. O movimento Meatless Monday (traduzido para o português, “segunda-feira sem carne”) apela a que, um dia por semana, não se coma carne.

4- Comprar a granel

Parece óbvio, mas na realidade são poucos os portugueses que optam por comprar produtos a granel. Esta escolha vai além da fruta e legumes: cada vez mais os supermercados têm produtos disponíveis para a compra em granel, como chás, cereais, frutos secos, leguminosas e até comida de cão. Assim são menos as embalagens utilizadas e, consequentemente, menor desperdício.

5- Utilizar produtos de higiene sólidos

Se recuarmos uns anos observamos que os produtos de higiene utilizados eram bastante distintos. A quantidade de embalagens era muito menor – e pode voltar a ser assim. Há várias trocas que podem ser feitas: em vez de gel de banho, pode ser utilizado um sabonete; em vez do champô líquido pode utilizar-se champô sólido e o mesmo com o desodorizante.

shampoo

Campô de barra da Lush

Escrito por: Mariana Mateus

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s