Uma sexta-feira não tão santa com a estreia de “O Implacável”

O serviço de streaming Netflix volta a apostar nas narrativas da máfia italiana, mas desta vez com uma longa metragem. O Implacável (ou Lo Spietato, na língua materna) prende-nos a respiração durante os seus 111 minutos de filme. 

Baseado no livro Manager Calibro 9, de Piero Colaprico e Luca Fazzo, O Implacável permite-nos viajar ao longo de 35 anos da vida de Santo Russo, a personagem principal.

O filme começa no ano de 1990, mas rapidamente somos transportados para a juventude de Santo, período decisivo no futuro deste. É nesta fase que se criam os principais laços que viriam a conduzir a personagem numa vida de violência, homicídio (ou como Santo prefere chamar, “milagres”), droga e traições (nos mais variados significados).

Santo encontra-se divido entre duas mulheres: Mariangela, a esposa de Santo, devota, mulher de família e que sabe mais do que o marido pensa, e Annabela, jovem, dada às artes e um desafio para o “homem de negócios” que a personagem principal finge ser.

A religiosidade está fortemente presente neste filme. Desde os nomes das personagens, Santo e Mariangela, como pela presença ao longo do filme, da imagem de Madonnina, uma estátua da virgem Maria que se encontra no topo da catedral de Milão. De acordo com Santo, esta figura é “um símbolo de estatuto” e é se calhar por isso que a vemos desde a chegada da jovem personagem a Milão, quando era ainda um rapaz modesto, até aos seus dias de mais larga riqueza – para demonstrar o percurso da personagem que alcançou, também ele, um lugar de reconhecimento.

Esta não é a primeira vez que Renato De Maria, o realizador do filme, trabalha a vida da máfia – De Maria fez também Italian Gangster, filme de 2015. Com Lo Spietato o realizador quis retratar esta realidade em Milão, pois o terror da máfia em cidades como Roma e Nápoles já foi muito bem explorado por outros realizadores.

 

Escrito por: Mariana Mateus

Editado por: André Blayer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s