A espera foi demorada e penosa mas finalmente, quase passado dois anos desde a última temporada, que estreou em julho de 2017, os fãs de Game of Thrones tiveram a sua curiosidade saciada por aquela que se acredita ser a temporada final de uma das séries mais aclamadas de sempre.
A estreia do primeiro episódio da oitava temporada ficou marcada para dia 14 de Abril deste ano, com lançamento pela HBO às duas da manhã de Portugal continental, e o Jornal desacordo tinha de marcar presença. O evento exclusivo decorreu nos cinemas El Corte Inglês com início às 23:30h e contou com inúmeras surpresas que entreteram e alimentaram mais ainda a ansiedade de todos os convidados, que às 02:00h da manhã aplaudiam na sala de cinema quando começou a passar a tão famosa intro daquele que é o “Ínicio do Fim”.
No evento, os fãs tiveram a oportunidade de tirar fotos com cosplayers vestidos de “white walkers”, com o famoso Trono de Ferro e ainda de participar em passatempos para ganhar prémios. Antes da estreia do episódio, a HBO Portugal transmitiu imagens dos melhores momentos da série até agora e realizou um debate, com a apresentadora Maria Botelho Moniz, sobre as antigas temporadas e personagens, o que aumentou ainda mais o entusiasmo dos fãs que ali estavam. Para além disso, e para tentar acalmar os nervos nos últimos minutos de espera, a organização do evento disponibilizou aos convidados vários cocktails temáticos e aperitivos também alusivos à série. Como se Jon Snow não tivesse já sofrido o suficiente na trama, vê-lo transformado num aperitivo de queijo não deixa de ter a sua graça! Isto para não falar das pipocas a acompanhar, que foram a salvação de muitos espectadores nos momentos de maior tensão.
Prometemos não dar spoilers mas podemos adiantar que como sempre Game of Thrones não desiludiu, apesar de nos trazer um primeiro episódio sem muitas surpresas. Marcado principalmente pelos reencontros e pela resistência à aliança de Jon Snow e Daenerys, o episódio deixa-nos ansiosamente à espera do próximo com um acontecimento marcante nos últimos minutos. Nem queremos acreditar que faltam apenas cinco episódios para que chegue ao fim uma das séries mais marcantes da atualidade, resta-nos esperar que corresponda às expectativas e que mantenha o nível a que habituou os fãs ao longo destes oito anos.
Escrito por: Matilde Cantinho e Beatriz Campaniço
Editado por: Cláudio Nogueira