Os resultados surpreendentes das eleições americanas

Congresso EUA

Ilhan Omar, deputada eleita do Partido Democrata nos EUA 

Decorreram no passado dia 7 de Novembro as eleições para o Congresso dos Estados Unidos da América.  O resultado foi mais do que surpreendente: para além de terem sido eleitas apenas mulheres, de entre elas há nativo-americanas, muçulmanas, uma luso-descendente e uma latina. 

No total foram 100 as eleitas, contra as 84 eleitas do mandato anterior. Este ano marcou também os 102 anos após uma mulher ter conquistado um lugar no Congresso norte-americano.

Entre as personagens desta história temos: Ayanna Pressley – a primeira mulher negra eleita pelo Massachusetts. Durante o seu discurso proferiu uma frase marcante, dizendo que “Nenhum de nós anseia fazer história. Ansiamos por fazer a mudança”. Ilhan Omar e Rashida Tlaid, ambas muçulmanas, abordaram temas como os refugiados, saúde e bem-estar. A mais jovem mulher eleita do Congresso chama-se Alexandria Ocasio-Cortez, tem 29 anos e é de Porto Rico. Já Lori Lourenço Trahan é a primeira luso-descendente a ter um lugar no Congresso norte-americano.

2018-11-07t053835z_400048631_rc1e75926830_rtrmadp_3_usa-election-minnesota_uoVWIht

Foto: REUTERS/Eric Miller

Outro facto importante destas eleições intercalares foi a vitória por parte dos Democratas, que recuperaram a câmara dos representantes face aos Republicanos. Os Democratas somaram 222 deputados e os Republicanos um total de 199. As eleições serviram também para decidir medidas em relação a questões locais, tais como a escravatura, marijuana, aborto, impostos e drogas.

Escrito por: Claudia Dayana

Editado por: Ana Mendes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s