O Festival que fala do que se evita: a saúde mental

O MENTAL – Festival da Saúde Mental tem como objetivo discutir e acabar com o tabu em torno da saúde mental, através do cinema, das artes e da informação.

Festival-Mental

Inspirado no festival escocês Scottish Mental Health Arts and Film Festival (SMHAFF), o Mental – Festival da Saúde Mental voltou para uma segunda edição que se realiza em Lisboa e, pela primeira vez, na cidade do Porto. Este ano as temáticas listadas passam pela esquizofrenia, suícidio, ciberdependência e prevenção para as crianças, sendo as duas últimas temas-âncora na estrutura do festival.

“Cinema, Artes e Informação” são algumas das palavras-chave deste festival que, através dos diferentes ramos da cultura, como o cinema, a dança e a literatura, tenta consciencializar os participantes para necessidade de manter uma boa saúde mental e de estar atento às pessoas mais próximas a estes.

Este ano foi aberta uma OpenCall internacional de curtas e longas-metragens relacionadas com as temáticas, que contou com dezenas de candidaturas. Destas foram escolhidas nove para serem apresentadas ao público presente e, a partir destas, iniciar-se-ão as M-Talks. Estas – um enorme sucesso na edição de 2017 – contam com a presença de convidados de renome científico e pedagógico e são moderadas por jornalistas conhecidos do público, como Clara Soares, Ana Borges, César Nóbrega e Florbela Godinho.

Um dos principais objetivos  da Direção Geral da Saúde (DGS) para 2017-2018, segundo o Programa Nacional Para a Saúde Mental (PNSM), é “Desenvolver ações de promoção da saúde mental e combate ao estigma na população adulta e na área da infância e adolescência.“. Como tal, a realização do MENTAL – Festival da Saúde Mental dá-se em coprodução com este organismo.

No total serão 6 dias distribuídos por três espaços: em Lisboa, no Auditório Orlando Ribeiro, de dia 16 a dia 18 de novembro, e no Auditório Carlos Paredes, nos dias 24 e 25 de novembro; no Porto, no Auditório Almeida Garrett, no dia 30 de novembro.

Escrito por: Raquel Vitória

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s