Está a chegar ao fim a exposição “Frida Kahlo – as suas fotografias”, no Porto, depois de já ter passado pela primeira vez em Portugal, na cidade de Lisboa, em 2012.
Nesta exposição podemos encontrar mais de 200 fotografias pertencentes à coleção pessoal da famosa artista Frida Kahlo, que foram apenas reveladas há 9 anos atrás, passado décadas escondidas do público, por desejo da própria.
Após a morte de Kahlo, em 1954, Diego Rivera, o seu marido, decidiu doar a casa onde residiam, para que a tornassem num museu em homenagem à parceira, dando origem, então, ao Museu Frida Kahlo, mais conhecido como Casa Azul. Rivera doou quadros e outras obras da mulher, para que pudessem ser expostas e apreciadas, mantendo, no entanto, as fotografias, ocultas numa divisão da casa, inacessíveis.

Estas foram então apresentadas pela primeira vez em 2009, na Cidade do México, onde se localiza o Museu e, desde então, percorreram todo o mundo.
A exposição está dividida em seis secções que exploram mais a vida íntima da pintora mexicana – As Origens, Casa Azul, Política, Corpo Acidentado, Amores e Fotografia – e conta com fotografias tiradas por Frida Kahlo, que partilhavam a paixão pela arte da fotografia de sua família e outros artistas famosos, amigos desta, como Man Ray, Edward Weston ou Tina Modotti.
A exibição no Porto abriu a 6 de julho deste ano, no Centro Português de Fotografia, e acaba então a 4 de novembro. Com bilhetes a 8€ para adultos e 6€ para estudantes, é uma oportunidade única para testemunhar um inédito olhar à vida de uma das figuras mais icónicas dos tempos recentes.
Escrito por: Magda Farinho
Editado por: André Blayer