5ª edição Comic Con Portugal – Dia 9

O passado domingo foi o último dia dos quatro dias da Comic Con Portugal que, pela primeira vez realizada em Lisboa, trouxe aos seus visitantes momentos de muita diversão, cheios de novidades e surpresas.

Num recinto ainda maior que o das edições anteriores e pela primeira vez com o patrocínio da NOS, desde manhã até ao final da tarde o Jornal Desacordo traz-te um insight do que se andou a passar no Passeio Marítimo de Algés. Todos os dias existiram excelentes painéis com convidados nas áreas de cinema, TV, literatura e banda desenhada.

Para os jogadores, diferentes jogos, para variadas plataformas e que serão lançados brevemente, poderiam ser experimentados, como também, para um momento de nostalgia, vários jogos retro, que pela sua simplicidade conseguem ser divertidos. Também jogos de cartas e tabuleiros estavam disponíveis para os visitantes se sentarem e experimentarem entre si.

Comic Con Dia 9 edit-3

Na área de POP Asia, os fãs de cultura e música asiática puderam dançar ao ritmo das suas músicas favoritas e participar em pedipapers e quizzes sobre o tema.

Comic Con Dia 9 edit-4

Os artistas encontravam-se no “Artist’s Alley”, onde o público podia ver, comprar e até observar o processo de criação de fan art e de peças originais pelos artistas convidados. Num momento de súbita inspiração, se os visitantes também quisessem desenhar e pintar como os seus artistas favoritos podiam fazê-lo também com material profissional e de qualidade.

Comic Con Dia 9 edit-11

Comic Con Dia 9 edit-6

Para além de tudo isto, os patrocinadores da Comic Con também ajudaram a trazer diversão ao público com actividades, cenários fotográficos e pequenos concursos temáticos que estavam espalhados por todo o evento. Por exemplo, como se pode ver na fotografia seguinte, os visitantes podiam assistir ao trailer do filme “The Nun” dentro de um caixão.

Comic Con Dia 9 edit-8

Pelas 11 horas e 50 minutos do último dia, Joe Reitman, porta-voz internacional da Comic Con Portugal e moderador de vários painéis nesta edição, convidou pessoas do público a juntarem-se a ele em palco para uma conversa mais intimista sobre o seu trabalho em L.A, sobre a Comic Con deste ano e o que se pode esperar para o ano seguinte.

Reitman explicou que foi contactado para fazer parte da Comic Con Portugal depois de ter realizado um videoclipe de um cover com uma banda portuguesa. Um dos membros dessa equipa tornou-se coordenador da Comic Con Portugal e, porque trabalharam juntos no videoclipe, convidou-o a ajudar na organização e a trazer os atores internacionais até ao nosso país. Desde aí tem vindo a conhecer Portugal e a querer que este evento seja sempre um sucesso. Explicou também que com esta edição estava receoso e curioso visto que é a primeira Comic Con no mundo que se passa principalmente num recinto exterior, bem como que esta segunda-feira começaram já a haver conversações sobre a próxima Comic Con.

Comic Con Dia 9 edit

Posteriormente, Joe Reitman juntou-se a Elyes Gabel, ator de Scorpion, em que este falou do seu começo como ator, um pouco sobre a série onde foi protagonista e em como infelizmente esta foi cancelada. Explicou ainda que para aprender dothraki em “Guerra dos Tronos”, série onde participou, andava de bicicleta por Londres a ouvir como os estrangeiros falavam, de modo a entender como algumas palavras soam. Comentou também sobre o futuro da televisão e de como os novos serviços de streaming estão a mudar o conceito de visualização de programas de TV.

Comic Con Dia 9 edit-2

Outras conferências de domingo incluíram Ana Galvão e Andrea Alves Silva numa conversa “O Feminino na Literatura Fantástica”; um painel com Chris Claremont, roteirista dos “X-Men” e Mark Waid, escritor de “Capitão América” e “The Flash”, onde falaram um pouco sobre o seu trabalho no mundo da banda desenhada e em que mais tarde se juntaram a outros nomes deste mundo para sessões de autógrafos com os fãs; por fim, um painel sobre uma curta metragem de stop motion e o seu processo de realização em Portugal, intitulada “O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto”, esta que trata um homem que vai contra as regras e rouba uma planta, mantendo-a em casa, e que conta com animadores internacionais responsáveis por sucessos como “A Ovelha Choné”, “Frankenweenie” e “Fantastic Mr. Fox”.

Comic Con Dia 9 edit-10

Foi possível durante os quatros dias, bem como no domingo em painéis próprios, a observação de trailers dos próximos êxitos de bilheteira que vão estrear entre o fim deste ano e o início do ano que vem. Um dos exemplos foi a visualização de 15 minutos do filme português que estreará em Dezembro sobre o Parque Mayer, realizado e protagonizado por talento nacional.  

Comic Con Dia 9 edit-9

O final do dia foi marcado pela exibição dos melhores cosplays, a apresentação da peça de teatro “Tiro e Queda” e, por último, um showcase de Os Nova.

Comic Con Dia 9 edit-5

Desta forma terminou o maior evento sobre a cultura pop de Portugal e espalhada por todo o mundo, marcada por grandes nomes, actividades para todos os gostos e idades e a promessa de ainda mais diversão para o ano que vem. 

Escrito por: Ângela Pereira

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s