O segundo dia de Comic Con, evento que reúne os fãs de cinema, banda-desenhada, videojogos e séries de televisão, contou com muitas novidades no que toca ao Gaming. Foi ontem, dia 7, apresentado o novo jogo exclusivo para a Playstation 4, Marvel’s Spiderman. Nesta zona do recinto encontra-se uma barraca alusiva ao jogo que os visitantes da Comic Con poderão jogar até dia 9 de setembro.
Para além do jogo sobre o aracnídeo mais conhecido do mundo, Hitman II foi também apresentado ontem com um formato semelhante. Uma barraquinha onde os fãs do jogo se podiam entreter durante largas horas enquanto não o podem adquirir, mais precisamente, até ao dia 13 de novembro.
A Nintendo, marca asiática de consolas de jogos, tem para si reservado um espaço da Comic Con, no mínimo interessante. Já conhece a Nintendo Labo? Pois bem, o Desacordo foi investigar e descobriu que a marca avançou com um Kit DIY (Do It Yourself), em que os que o adquirem, podem construir os seus próprios jogos e brinquedos, jogáveis na consola Nintendo Switch, a partir de… pedaços de cartão! Exatamente, a vertente ambiental da Nintendo veio ao de cima, embora a iniciativa tenho tido mais sucesso no Japão do que no Ocidente.
Tudo o que é necessário vem dentro do Kit, as peças de cartão são desdobráveis, e o Kit contém também as intruções passo-a-passo para construir um piano, uma cana de pesca, um volante, entre outras várias coisas, que depois se aliam a jogos específicos da Nintendo Switch, tudo a partir de cartão reciclado.
A Realidade Virtual (RV) também teve em bastante destaque no segundo dia da 5ª edição da Comic Con Portugal. A Omen, marca de Gaming da HP, levou a cabo uma iniciativa que cruzava a tecnologia de ponta com a tecnologia mais antiga, num espaço que reunia os melhores jogos da atualidade que pressupõem o uso da RV, bem como jogos retro como Street Fighter e Pac-Man e consolas como a Atari 2600 e a Mega Drive.
A Omen esteve também presente numa das maiores arenas do recinto, a organizar um torneio livre de PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) numa parceria com a PCDiga, que disponibilizou o material necessário para as equipas que se inscreveram.
Houve ainda uma novidade no que toca ao jogo Counter Strike: Global Offensive (CS:GO). Sairá desta edição da Comic Con uma das qualificadas para o E-Sports World Championship, que se vai realizar no Taiwan entre os dias 9 e 11 de novembro deste ano. Ontem realizou-se uma das meias-finais, da qual saiu vencedora a equipa espanhola (curiosamente, composta por cinco portugueses como Fox e Mutiris) Vodafone Giants Gaming. Amanhã realizar-se-à a segunda meia-final que irá opor os GTZ Bulls aos MadMonkeyz.
Ainda no panorama dos videojogos, coube à Federação Portuguesa de Futebol organizar um torneio livre de FIFA 18. Para tal, o ator Duarte Gomes e o cantor Djodje foram os convidados para a demonstração, bem como um dos 3 melhores jogadores de FIFA de Portugal, José “RunRun” Soares. O Desacordo teve ainda oportunidade de falar com o e-athlete e recolher algumas impressões do evento.
Perguntámos-lhe sobre o crescimento dos e-sports e do FIFA, principalmente em Portugal, e se havia algum entrave à continuação desse crescimento, ao que RunRun nos respondeu que grande parte das divergências e entraves normalmente são entre as empresas ou as marcas, bem como os clubes que, por vezes, por “mesquinhices”, decidem “não contratar X jogador”.
Nos benefícios de ser um e-athlete, RunRun falou da destreza e do tempo de reação que ganhou ao longo do tempo e da capacidade de raciocinar rapidamente e de maneira eficaz em simultâneo, ainda que reconhecendo que um dos grandes males de ser e-athlete prende-se ainda muito com a discriminação. Queixou-se ainda da leviandade e superficialidade que por vezes associam erradamente ao seu trabalho.
Houve ainda tempo também para uma palavra de apreço pela maneira como a Comic Con conseguiu trazer o melhor do Gaming, “vimos o grande Fox aqui na Comic Con” disse RunRun, entusiasmado, apesar de nos revelar que gostaria de participar num torneio oficial de FIFA aqui na Comic Con, respeitando, no entanto, a decisão da organização, visto que, cito “estamos a dois dias do FIFA 19, não fazia qualquer sentido organizar um torneio de FIFA 18”.
O Gaming ocupou grande parte do segundo dia da Comic Con, mas ainda que de maneira subtil, existiu um painel chamado Anamorphosis, que contou com os diretores de um filme homónimo a estrear dia 8 de novembro. O filme passa-se na América, porém, é filmado em Portugal, o diretor técnico é o mesmo do Harry Potter e a arquitetura antiga da cidade de Coimbra é perceptível ao longo do filme. Os direitos já foram comprados por distribuidoras americanas, chinesas, índias, francesas e russas.
Continua atento ao Jornal desacordo para não perderes todas as novidades de Gaming, séries televisivas, banda-desenhada e cinema que vão surgir na 5ª edição da Comic Con Portugal.