A música volta ao Norte do país com mais uma edição do Vodafone Paredes de Coura

Entre os dias 15 e 18 de agosto, a música chega ao norte do país, mais concretamente a Paredes de Coura. Esta vila, situada a menos de 25 km da fronteira espanhola, recebe o festival homónimo desde 1993 e, na 26ª edição do festival, muitas são as expectativas para aquele que é considerado o último grande Festival de Verão de Portugal. A edição de 2018 conta com nomes como Slowdive, Pussy Riot, Skepta, Arcade Fire, Fleet Foxes, King Gizzard & The Lizard Wizard, entre muitos outros.

coura2018.jpg

Para os festivaleiros que chegam mais cedo à Praia do Taboão, o festival começa com a iniciativa “O Festival Sobe à Vila”, logo no dia 11 de agosto. De 11 a 14 de agosto, haverão concertos na vila de Paredes de Coura, com entrada gratuita, dando o mote para o início daquele que já foi considerado um dos melhores cinco festivais da Europa pela revista Rolling Stone. Esta iniciativa começou na edição de 2013 e, desde então, não mais parou. Este ano, Mods Collective, 10000 Russos, Chinaskee & os Camponeses, Deixem o Pimba em Paz e um DJ Set de The Legendary Tigerman são alguns dos concertos a que poderá assistir até dia 14 de agosto.

No dia 15 começa o festival propriamente dito. Os franceses The Blaze são os cabeças de cartaz de um dia que conta ainda com King Gizzard & The Lizard Wizard. Os australianos, conhecidos pela sua vertente de rock psicadélico, vão trazer muita animação e energia à praia do Taboão, com temas como Rattlesnake, People-Vultures e Billabong Valley. Os portugueses Linda Martini também sobem a palco nesse dia, bem como Conan Osiris, que cozinha um estilo bastante original, indo buscar ingredientes ao fado, à música africana e ao indie. O ator e agora DJ Nuno Lopes promete também fazer tremer o recinto do Paredes de Coura.

Dia 16 é dia de Fleet Foxes pisarem o palco principal. A banda norte-americana já é conhecida do público português, tendo atuado no ano passado em Algés, no NOS Alive. Também os Jungle, banda de soul, irão transmitir as suas vibes aos presentes nesse dia. Paulo Furtado, conhecido no showbiz português como The Legendary Tigerman, mostrará o melhor do rock portuguêsnum concerto que servirá para apresentar o seu mais recente álbum, Misfit, o que, no entanto, não o demoverá da apresentação dos temas mais antigos e conhecidos como Route 66 ou These Boots Are Made for Walking.

pdc16.png

O penúltimo dia do Vodafone Paredes de Coura 2018, dia 17, contará com os experientes Slowdive, banda formada em 1989 em Inglaterra. Os ingleses, peritos em rock alternativo, irão trazer a euforia ao norte português através de temas como Crazy For You, Star Roving ou Sugar For The Pill. Neste diao proclamado “Rei do Grime”, Skepta, subirá a palco para apresentar um relativamente jovem género de hip-hop. Este ano, Stormzy já nos mostrou o Grime britânico no Super Bock Super Rock, e, desta vez, será o também britânico Skepta a atrair para si as atenções dos fãs do hip-hop. Vários temas como Shutdown, That’s Not Me, Man ou Konnichiwa, irão ser entoados pelos fãs desta nova vertente do hip-hop, também conhecida por Ekibeat.

Neste dia atuarão também as Pussy Riot, banda mundialmente famosa pelos protestos em 2012 numa igreja ortodoxa russa (de onde são naturais) contra a candidatura de Vladimir Putin à presidência daquele país. Três das integrantes da banda chegaram mesmo a ser presas por terem dado um concerto não autorizado nessa igreja. As Pussy Riot são um grupo de Punk Rock feminista e a adesão ao concerto no Paredes de Coura promete ser alta.

Para o último dia, dia 18, ficou guardado o “maior nome” do cartaz desta edição. Os Arcade Fire, banda de indie canadiana, são um dos nomes mais esperados deste ano, tendo em conta que já são caras conhecidas dos portugueses. Atuaram ainda este ano no Campo Pequeno e estrearam-se em Portugal precisamente no palco principal do Vodafone Paredes de Coura, em 2005, apenas dois anos depois de se formarem. Reflektor, Afterlife Wake Up serão, sem dúvida, temas que não vão faltar no concerto. Também neste dia, o rock dos Dead Combo, banda portuguesa composta por Tó Trips e Pedro Gonçalves, irá fundir-se com os sons sul-americanos e westerns que tanto caracterizam a banda.

O Festival Vodafone Paredes de Coura realizar-se-à de 15 a 18 de agosto, na Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura. Os passes gerais que dão acesso a todos os dias do Festival custam 100€, tendo o passe diário um custo de 50€. Para qualquer informação adicional pode consultar o site do festival aqui.

Escrito por: Bruno André

Editado por: Daniela Carvalho

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s