A 20ª edição do Festival MUSA regressa a Carcavelos nos dias 5, 6 e 7 de julho

O Verão está a chegar! Com ele chega também mais uma edição do Festival MUSA (Música Urbana e Sons Alternativos), para ser exato, a 20ª edição do festival, que nos últimos tempos se tem afirmado como não só o melhor, mas talvez o único festival de reggae em Portugal. Para a edição deste ano, já há nomes como Anthony B, Mellow Mood, Tribal Seeds ou Luciano. O local é o mesmo das últimas edições, a Praia de Carcavelos, ou mais especificamente, o espaço pertencente à Quinta dos Ingleses junto ao Colégio Saint Julians. Com a praia a cerca de 20 metros do local esperam-se dias quentes bem passados com vibes de invejar os habitantes de Kingston, Jamaica.

abracinhoMUSA.jpg

Foto: MUSA Cascais

O Festival MUSA é organizado pela Criativa, uma organização sem fins lucrativos que promove eventos culturais e de sensibilização para a juventude. Com sede em Carcavelos, a Criativa já conta com quase 20 anos de existência, o que coincide com as edições do MUSA. Todo o Festival é baseado na sustentabilidade, seja em termos económicos, seja em matéria social ou ambiental. A equipa de preparação do MUSA é composta de um grupo de jovens voluntários que se disponibilizam todos os anos para ajudar nas montagens do próprio festival, para trabalhar nos diferentes postos dentro do festival como o Merchandising, o Catering ou nos bares, voluntariado esse que se estende até aos dias seguintes ao festival, cabendo aos voluntários a ajuda nas desmontagens das estruturas do evento.

Desde 1999, edição debutante do MUSA, muito mudou. Desde o preço, que nessa primeira edição era de 300 escudos (cerca de 1,5 euros), passando pelo cartaz que mesmo com a forte presença do Reggae também contou com as presenças de Moonspell, Jimmy P, Dengaz ou dos Easyway, até ao local que, apesar de ser quase sempre a Praia de Carcavelos, houve ainda edições realizadas no recinto da feira e no Centro Comunitário de Carcavelos.

No entanto, apesar das mudanças nesses vários panoramas, algo que o MUSA não alterou desde 1999 foi exatamente a preocupação com a sustentabilidade. Em termos ambientais, realizou-se no passado dia 28 de abril o evento “As Árveres Somos Nozes”, cujo objetivo é reduzir a pegada de carbono gerada pelo Festival durante os seus três dias de funcionamento através da plantação de árvores. A atividade marca o início das preparações para o MUSA. Esta atividade é possível desde a atribuição de um talhão no Parque Natural Sintra-Cascais pela Câmara de Cascais à Criativa, e é também complementada com a limpeza da floresta das plantas invasoras como as acácias.

MUSA2017.jpg

Foto: MUSA Cascais

Desde os pré-eventos MUSA até ao Main Event, a premissa é sempre a sustentabilidade. Mesmo em termos sociais, o MUSA pauta-se por ser um festival bastante acessível, com incentivos a pessoas de mobilidade reduzida, oferecendo outro bilhete na compra de um e ainda com a criação de uma plataforma elevada destinada aos fãs de mobilidade reduzida, para estes poderem assistir aos concertos da melhor maneira possível.

O MUSA vai ter lugar ao lado da Quinta dos Ingleses, junto à praia de Carcavelos, nos dias 5, 6 e 7 de julho, sendo que o primeiro dia é reservado aos campistas. O Festival conta com três palcos: o Palco MUSA Cascais (palco principal), o Palco Bass Station (tenda eletrónica) e a Dub Arena (tenda de dubstep), mas há também um palco dentro do campismo. Até agora, o cartaz, que ainda está incompleto, conta com os seguintes artistas:

Dia 6:

Alpha Blondy

Tribal Seeds

Luciano

Dia 7:

Anthony B

Don Carlos

Mellow Mood

Christopher Martin

O cartaz ainda não está fechado e até ao Main Event mais novidades serão disponibilizadas. O Desacordo está a acompanhar o festival, basta ficares atento!

Para qualquer informação relativa ao MUSA: https://www.festivalmusa.org/

Escrito por: Bruno André

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s