Primeiro dia do ENAGRH

desacordo

Realizou-se hoje, dia 9 de abril, o primeiro dia do Encontro Nacional de Alunos de Gestão de Recursos Humanos (ENAGRH), no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

O primeiro dia do encontro teve como tema a “Liderança na Gestão vs. Liderança no Bem Estar vs. Liderança na Responsabilidade Social”, e contou com a presença do Professor Miguel Pereira Lopes, coordenador da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos (GRH), do Professor Luís Miguel Neto e da Professora Helena Marujo, docentes da licenciatura em GRH. É importante salientar ainda a presença de alunos de outras faculdades que fizeram parte deste evento histórico.

O início da sessão ficou marcado por intervenções da Professora Isabel Soares, Vice-Presidente do ISCSP, de Hélder Jesus, Presidente da AEISCSP e de Rita Gaspar, Vice-Presidente do Núcleo de Gestão de Recursos Humanos. As três intervenções saudaram o facto de este ser o primeiro encontro a nível nacional de alunos de Gestão de Recursos Humanos e, para além disso, por ter sido realizado por um grupo de alunos iscspianos. Os intervenientes ainda se mostraram satisfeitos pela iniciativa e realizaram votos para que este não fosse apenas um evento esporádico, mas sim uma constante tanto neste Instituto, como também noutras universidades.

Após a atuação da Magna Tuna Apocaliscspiana, iniciou-se a palestra onde foram abordados temas relacionados com a liderança.

O primeiro orador, o Professor Miguel Pereira Lopes, iniciou a sua intervenção falando da importância do conceito de capital psicológico ou liderança positiva numa organização. Referiu ainda a relevância dos líderes de organizações com um elevado capital psicológico, pois têm uma influência direta nos indivíduos que os rodeiam. O Professor acabou a sua intervenção fazendo referência ao otimismo, à autoconfiança dos líderes e ao peso que estes fatores têm na elaboração de uma tarefa, afirmando que a chave da liderança não está no líder em si, mas no que este provoca nos outros.

O Professor Luís Miguel Neto marcou a palestra com a sua boa disposição e referiu que a liderança no Bem Estar tornou-se num dos principais objetivos das organizações, referindo ainda que estas procuram, cada vez mais, a felicidade. O Professor concluiu a sua intervenção afirmando que, mais do que as soft skills de um determinado indivíduo, são as suas interações que são decisivas para o seu sucesso no mercado do trabalho, sugerindo que estas só se desenvolvem num contexto de grupo e interação.

A última intervenção no primeiro dia do ENAGRH foi da Professora Helena Marujo, com o tema da liderança na Responsabilidade Social. A docente afirmou que é uma área alvo de algum criticismo por parte das organizações que utilizam a responsabilidade corporativa. No entanto, segundo a Professora, existem mecanismos muito interessantes que convidam a pensar na responsabilidade social corporativa de forma positiva, dando o exemplo dos millennials: cerca de 80% pretendem ingressar numa organização que tenha nos seus departamentos a responsabilidade social corporativa. A oradora concluiu a sua intervenção com o facto das nossas ações individuais influenciarem o coletivo, uma ideia que foi muito abordada durante o primeiro dia do evento.

O Encontro Nacional de Alunos de Gestão de Recursos Humanos continua amanhã com dois workshops: um sobre técnicas de comunicação e entrevista e outro relacionado com as principais skills a adquirir até 2020. Vão ainda realizar-se duas palestras que abordam as questões: “Como construir uma carreira em GRH” e “Empreendedorismo na Cultura Portuguesa”.

Escrito por: Lucas Silva e Thomas Mendes

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s