Dois Dedos de Música com Pedro Vicente

29027307_10204304503689839_339309829497552896_o

Esta edição da rubrica Dois Dedos de Música é com Pedro Vicente e a banda constituída pelo próprio. Pedro, de 28 anos, é natural de Lisboa e toca piano e guitarra acústica. A banda conta com elementos como Alessio Velloti, Fábio Faustino, Marta Fernandes, Pedro Venâncio, Rodrigo Costa e Zé Luís. 

Com um talento promissor,  Pedro Vicente privilegiou-nos com esta entrevista, respondendo a algumas questões relativas ao trabalho que desenvolve, em conjunto com a sua banda.

Como surgiu o interesse pela música?
Pedro
– Com os primeiros passos vieram as primeiras cantorias e ainda de fraldas as primeiras gravações num gravador de cassetes oferecido pelo avô. Mais tarde, a estudar piano no conservatório, com a pressão das avaliações, o entusiasmo pela música esmoreceu. Já na faculdade, a entrada para o Grupo de Serenatas da Faculdade de Motricidade Humana e a aprendizagem de novos instrumentos (guitarra, contrabaixo, cavaquinho) proporcionou o reencontro com o prazer da música. Anos mais tarde a inesperada veia de autor e compositor que se revelou, foi a cereja no topo do bolo e a razão de ter nascido este projeto.

E de ontem vem a inspiração para escrever as letras para as vossas músicas?

Pedro- Todas as canções são escritas na totalidade por mim, letra e música. A inspiração pode ter origem nas mais variadas fontes, como no amor, nas relações humanas, nas dificuldades, nas conquistas ou na sua maioria nem é possível estabelecer uma ligação concreta entre a canção e a fonte de inspiração.

Conte-nos como surgiu o nome para a banda.

Pedro- A banda “Os Vértice” foi fruto de uma paixão comum pela música, espírito solidário e o início de uma grande amizade. Enquanto Psicomotricista, trabalho para a Associação de Atividade Motora Adaptada (que apoia crianças e jovens com Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras necessidades especiais), que me desafiou a ser cabeça de cartaz num concerto para angariação de fundos. Na altura já tinha composto mais de 30 canções originais (letra e música), mas que tocava sempre a solo. Marta Fernandes (percussão), Rodrigo Costa (guitarra), Fábio Faustino (guitarra) e Zé Luís (baixo) foram os amigos que se juntaram a mim para levar pela primeira vez a um grande palco os temas que até então apenas tinha revelado a um restrito grupo de pessoas.

Em 2017, assinei contrato com a Editora Farol Música para edição digital do meu primeiro disco «Espera» e em Dezembro desse mesmo ano, fizemos o concerto de lançamento da edição física do disco no Casino Estoril. Para este concerto juntaram-se à banda Alessio Vellotti (teclas) e Pedro Venâncio (bateria), que deixou de usar o nome “Os Vértice” e passou a fazer-se representar apenas pelo nome individual (Pedro Vicente).
Desde o lançamento do álbum, têm-se sucedido concertos, participações em programas de rádio e televisão, o que tem levado este projeto a um público cada vez mais alargado e contribuído para um aumento significativo do entrosamento e qualidade musical da banda.

Têm algum espaço próprio para o decorrer dos ensaios?

Pedro- Na garagem lá de casa, que há um ano atrás não passava de um amontoado de tralhas e com a ajuda dos próprios músicos se transformou num estúdio de ensaios plenamente funcional.

Falando em carreira, que projetos futuros têm em mente e o que se pode esperar desta promissora banda?

Pedro- O futuro mais próximo passa por continuar a apresentar ao vivo o álbum «Espera» que queremos levar ao máximo de palcos possível, enquanto vamos preparando a produção e gravação de novos temas, que estão mortinhos por saltar da gaveta.

pedro vicente.jpg

Escrito por: Beatriz Duarte

Editado por: Adriana Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s