Portuguesa vence prémio da EDCOM na área da Comunicação

É portuguesa e venceu o prémio da competição internacional do EDCOM na área da Comunicação. O desacordo foi entrevistar a estudante Patrícia Oliveira para saber mais sobre o seu projeto.

Patrícia Oliveira frequentou o Mestrado de Marketing e Publicidade no IADE – Creative University da Universidade Europeia e saiu vencedora da competição impulsionada pelo European Institute for Commercial Communications Education (EDCOM). Esta organização tem como principal objetivo promover e premiar trabalhos de investigação na área da Comunicação.

A ideia de participar na competição foi sugerida pelo Prof. Doutor Carlos Rosa, orientador da sua Tese de Mestrado de Marketing. A universidade IADE-UE participa anualmente no concurso da EDCOM, pelo que Patrícia decidiu aceitar o desafio.

Mas afinal que projeto levar a concurso? A decisão não foi fácil.  A escolha teve por base um processo de seleção rigoroso entre várias Teses da área do Marketing e Comunicação da universidade.

Turismo ” é um sector com forte crescimento e grande impacto na economia do país”, que consequentemente contribuí para uma competição mundial pelas melhores formas de comunicar e gerir o sector, concluir a estudante.

A Tese “Tourism & Hospitily Living Lab” A device to control tourism satisfaction and quality of life in the cityfoi concebida a partir da necessidade de corresponder aos desafios resultantes da crescente vaga de turistas internacionais que se concentram nas principais cidades mundiais, incluindo a cidade de Lisboa “que é cada vez mais visitada no regime de estadias de curto prazo” e que serviu para o estudo de caso do projeto.

Nesse sentido surge o City Tourist Club, “um dispositivo que avalia em tempo-real a satisfação dos turistas e residentes com as suas experiências na cidade e recolhe sugestões de melhoria.” Patrícia afirma ainda que esta aplicação pretende ao mesmo tempo corrigir “a carência de informação em tempo útil (Just-in-Time), e por vezes a dessincronia entre a oferta do mercado e as necessidades/desejos atuais dos consumidores”. O protótipo testado foi designado: Lisbon Edition.

Lisboa

É um projeto que, ao englobar uma componente prática – Science-to-the-market, prevê uma utilização futura para a “melhor gestão das cidades enquanto destinos turísticos”. No entanto a continuidade do projeto pressupõe a identificação de parcerias que o financiem. Será um ponto fundamental para que, como refere Patrícia, “possa ter o alcance necessário para poder fazer a diferença.”

Por último a vencedora deixa uma mensagem aos estudantes de Comunicação, dizendo “que o mais importante é acreditarem nos vossos projetos, trabalharem afincadamente, acreditarem em vocês próprios e que podem fazer a diferença.”

Escrito por: Ana Mendes

Editado por: André Blayer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s