A Estante – Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como-Fazer-Amigos-e-Influenciar-as-Peoas

Fonte: Fnac

“Como fazer amigos e influenciar pessoas”, é um livro de 1936, mas não se deixem intimidar pela data. O conteúdo é adaptável a qualquer século. Saber lidar com pessoas é a chave para o sucesso. É o que argumenta o escritor norte-americano Dale Carnegie.

Dale Carnegie escreveu este livro com base em experiências, dando a todo o momento exemplos reais de casos de sucesso provenientes da aplicação de várias medidas que descreveu com base no relacionamento pessoal.

A ideia fundamental deste livro é a de que, mesmo as pessoas com mais poder (Roosevelt, por exemplo) sentiram necessidade de aprender a lidar com o outro de maneira diferente. Tudo se baseia na forma como comunicamos com o outro. Podemos transmitir uma só ideia de diversas maneiras, cabe a nós escolher a mais acertada, que traga tantas vantagens para nós como para o outro.

Os casos de sucesso apresentados ao longo do texto, o qual fora dividido em capítulos com mensagens fundamentais para colocar em prática e prosseguir com a finalidade de influenciar as pessoas, são na sua maioria de organizações e empresas. Entre as demais perspetivas, existe a do patrão e do candidato ao emprego, respetivamente. O primeiro, ao escolher as palavras certas consegue que o seu empregado, que até ao momento não estava a dar o seu melhor nas funções desempenhadas, o faça. O segundo, pretende persuadir ou conseguir determinada função mas que só com estas ideias de Carnegie consegue uma abertura de mente fulcral para ver vantagens no lado contrário ao seu.

Carnegie dividiu as ideias fundamentais em quatro partes: técnicas fundamentais para lidar com pessoas; maneiras para fazer com que as pessoas gostem de si; como conquistar pessoas para a sua forma de pensar e mudar as pessoas sem as ofender nem despertar ressentimentos. Na verdade, tudo se prende com uma só frase: dar importância ao outro e fazer com que se sinta valorizado.

Este é um dos livros que mais me enriqueceu, não só numa vertente cultural, mas também num lado mais pessoal, uma vez que poderei pôr em prática algumas destas ideias e beneficiar com isso.

Aconselho vivamente a sua leitura, pelo que este é um dos livros que comprova que o Homem não consegue viver sozinho, precisa de estar em contacto com o outro e muitas das vezes o que não está a nosso favor poderá mudar. Basta ter atenção aos aspetos que constituem o modo como empregamos as nossas palavras. Não que seja um livro de marketing, pois não o é, mas poderá ter repercussões nessa mesma área assim como em todas as áreas que incluam a comunicação interpessoal.

Escrito por: Glória Alves

Editado por: Adriana Pedro

 

Um pensamento sobre “A Estante – Como fazer amigos e influenciar pessoas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s