Hoje na história: Regicídio de 1908

D.Manuel II de Portugal ascendeu ao trono no dia 1 de Fevereiro de 1908, dia em que foram assassinados seu pai, Rei D.Carlos, e seu irmão D.Luís Filipe. Viria a ser deposto dois anos mais tarde, em 1910, com a implantação da república.

No final do século XIX, Portugal vivia uma grande crise económica. As más condições de vida da população fizeram com que várias camadas sociais se juntassem às fileiras republicanas. O país estava cada vez mais pobre e endividado.  As indústrias estavam limitadas a Porto e Lisboa e a economia do país assentava numa agricultura pobre. A balança comercial era deficitária, o país importava mais do que exportava levando a grandes endividamentos com o estrangeiro. As obras públicas eram pagas com empréstimos do estrangeiro, que por sua vez eram pagos através dos impostos.  A classe operária e os trabalhadores rurais enfrentavam grandes dificuldades. A maioria da população portuguesa vivia com muitas dificuldades, enquanto a nobreza ostentava o luxo e o poder.

Desde 1820 que Portugal vivia num regime de Monarquia Constitucional, na qual oscilavam duas forças políticas: o Partido Regenerador e o Partido Progressista que se alteravam e faziam de tudo para continuar no poder.

Em 1873 é criado o Partido Republicano. No ano de 1875, surge o Partido Socialista Operário. A Revolução Industrial teve pouco desenvolvimento e, como tal, a classe operária nunca teve muita expressividade.  Os partidos utilizavam diversas formas de propaganda não só para criticar a situação em que o país se encontrava e defender a urgência da república, como também para conseguir apoiantes.

O descontentamento aumentou com o ultimato inglês de 1890 a Portugal, que exigia a retirada das forças militares chefiadas por Serpa Pinto do território compreendido entre as colónias de Moçambique e Angola, com a ameaça do corte de relações diplomáticas entre os dois países. A zona era reclamada por Portugal, que a havia incluído no Mapa-cor-de-rosa , durante a Conferência de Berlim. D.Carlos I,  para não perder as relações diplomáticas com a velha aliada Inglaterra, acabou por ceder ao pedido britânico. Esta situação foi considerada pelos republicanos como uma verdadeira humilhação.

Resultado de imagem para ultimatum ingles

 

O descontentamento com a monarquia aumentava. A primeira tentativa de implantação da república foi a 31 de Janeiro de 1891 no Porto. Contudo, fracassou e na sequência deste episódio, D.Carlos entregou o governo a João Franco que instalou uma ditadura. A ditadura acabou por levar ao fim do regime.

No dia 1 de Fevereiro de 1908, o Rei D.Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, Duque de Bragança, eram assassinados no Terreiro do Paço por Manuel Buíça e Alfredo Costa. Um acontecimento que ficaria para sempre marcado na história de Portugal. Os assassinos foram mortos no local, mas nunca se apuraram os verdadeiros responsáveis.

 

Resultado de imagem para assassinato do rei d carlos

 

A D.Carlos I, sucedeu-lhe o seu filho D.Manuel II, com apenas dezoito anos de idade. Com o auxílio da mãe, a Rainha D.Amélia de Orleães, o jovem demitiu João Franco e instaurou o período da Acalmação, mas teve muitas dificuldades em repor a ordem no país. D. Manuel II reinaria apenas dois anos, entre 1908 e 1910 já que a 5 de Outubro, o regime republicano passaria a vigorar em Portugal. Chegava assim ao fim um regime com quase oito séculos.

Resultado de imagem para d manuel ii

A família real partiu para o exílio em Inglaterra, onde foi protegida pelo Rei Jorge             V. D.Manuel II morreu em 1932 no exílio, não deixando descendência para grande descontentamento dos monárquicos.

Escrito por: Inês Machado

Editado por: Adriana Pedro

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s