Morreu Belmiro de Azevedo, um empresário de sucesso

2016-03-23-jns_ba-03

Belmiro de Azevedo, um dos empresários mais poderosos de Portugal, líder histórico da Sonae, morreu  aos 79 anos, na passada quarta feira, dia 29 de novembro. 

Caracterizado por ser um empresário “inovador” e de sucesso, foi sucessivamente considerado um dos homens mais ricos do mundo – tendo ficado entre os 1100 maiores do mundo, em 2016, na última classificação da revista Forbes. Segundo o Público, o empresário encontrava-se internado desde sábado, devido a complicações respiratórias, num hospital da cidade do Porto.

Começou a sua carreira na Efanor, mudando-se pouco depois para a Sonae – empresa que viria a liderar em 1974, tornando-se no sócio maioritário em 1980. Belmiro de Azevedo  conseguiu que a empresa fosse reconhecida além fronteiras, chegando a mais de 70 países e empregando mais de 50 mil pessoas.

Para além da sua vertente empresarial, em 1991, nasceu a Fundação Belmiro de Azevedo, direcionada ao mecenato nas áreas da cultura, educação, artes e solidariedade.

Foi em abril de 2015, numa assembleia geral de accionistas, que o empresário decidiu deixar o cargo de chairman do grupo Sonae, elegendo o seu filho Paulo Azevedo para o seu lugar. Durante a cerimónia de despedida, Belmiro de Azevedo deixou uma mensagem positiva após 50 anos na empresa: “Tivemos muitos sucessos durante esta história, em que aprendi que, para prosperar, temos de estar em constante processo de mudança e de melhoria contínua.”

O empresário ao longo da sua vida foi acumulando títulos, nacionais e internacionais. Recebeu, em 1999, o grau de comendador da Ordem do  Mérito Civil de Espanha. Em 2000, recebeu no Brasil o grau de comendador da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. A mais alta condecoração foi atribuída em Portugal, a 5 de janeiro de 2006, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D.Henrique.

Escrito por: Cláudia Fonseca

Editado por: Daniela Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s