Até sempre, Sr. Pirlo!

pirlo

Terça-feira foi o teu último dia no trabalho, terça -feira foi a última vez que entraste nas quatro linhas e fizeste o que quiseste da redondinha, mas acima de tudo isto, terça-feira foi o dia em que parte do mundo do futebol saiu de campo contigo. Decidiste pendurar as chuteiras ao fim de 20 anos ao mais alto nível, depois de 19 títulos conquistados, depois de 116 internacionalizações pela tua Itália e depois de muitos, mas mesmo muitos momentos em que fizeste do futebol mais que um jogo, fizeste dele a tua vida!

Confesso que a primeira memória que tenho de te ver jogar foi no Mundial 2006, naquela selecção italiana que, contra todas as expectativas, venceu a França na final, apenas nos penaltis. Foi amor à primeira vista! O teu toque de bola, a tua magia, a tua classe, a tua inteligência fora do normal para um “mero jogador da bola”, porque tu sabias exatamente onde te posicionar, onde meter a bola e como tirar proveito do melhor que cada um dos teus colegas tinha para te oferecer.

 Ainda me lembro da final da Champions de 2007, na qual tu e o teu AC Milan venceram a desforra contra o Liverpool, após terem desperdiçado uma vantagem de 3-0 na mítica final de Istambul, apenas dois anos antes. Aquele vosso meio-campo: Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká, era qualquer coisa de fantástico. Vocês os quatro jogavam praticamente de olhos fechados, conhecendo na perfeição o colega que tinham ao lado, contando sempre com a agressividade do Gattuso, a simplicidade do Seedorf, a genialidade do Kaká, todos sob a tua batuta Andrea!

Avançamos 8 anos no tempo e lá estás tu a disputar a tua última final da Liga dos Campeões, desta vez contra o poderosíssimo Barcelona. A tua Juventus perdeu essa final por 3-1, mas para mim isso nem importou… o que me custou imenso foi ver-te, com 35 anos, praticamente no final de uma carreira recheada de títulos, a chorar descontroladamente como uma criança, após perderes a última final da tua carreira. Essa imagem ficará para sempre na minha cabeça, porque, fica sabendo Pirlo, fui um dos que chorei contigo… Um dos meus ídolos no futebol, um autêntico senhor, a libertar todas as suas frustrações e emoções perante milhões e milhões de espectadores, não havia como não partilhar esse momento contigo!

A si, Sr. Andrea Pirlo resta-me dizer-lhe obrigado. Obrigado por me ter deixado assistir vezes e vezes sem conta a esse seu simples, mas tão perfeito futebol; obrigado por me fazer gostar de um desporto que desperta tanto o ódio como a paixão; e, finalmente, obrigado por servir de inspiração a milhões de crianças e jovens que sonham, um dia, serem jogadores profissionais de futebol.

Até sempre, Sr. Pirlo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s