Os robots chegaram no primeiro dia do Web Summit

A tecnologia é já uma constante da qual não conseguimos fugir e as suas capacidades estão, cada vez mais, a mostrar-se praticamente infinitas. O primeiro dia da Web Summit arrancou com o seu criador, Paddy Cosgrave, a informar a audiência de que a aplicação do evento é uma ferramenta indispensável, com um GPS próprio para que a circulação pelos 3 pavilhões e a arena seja mais simples, mencionando ainda a possibilidade de comunicação entre utilizadores da app.

Na primeira conferência falou-se, justamente, de uma tecnologia que está a começar a tornar-se acessível a todos – a realidade virtual (VR). Amit Singh da Google descortinou um pouco do que a empresa já tem no mercado e no que está a para vir, por exemplo, uma aplicação de VR que permite aos professores levar os alunos em visitas de estudo sem que saiam da sala de aula, a Google Expeditions. Mat Honan, do Buzzfeed, e com quem partilhava o palco, alertou-o para o isolamento que a VR causa, permitindo a Singh deixar claro que tal está a ser combatido com novas estratégias, nomeadamente maneiras de, através de VR, partilharmos a experiência de ver um vídeo no Youtube com alguém que não está no mesmo espaço físico.

Enquanto que no palco central se anunciava Paris como a cidade vencedora do concurso European Capital of Innovation, no palco Panda Conf falava-se de influência no Instagram. Num painel que contou com Murad e Nataly Osmann, os responsáveis pela conta de viagens @followmeto discutiu-se a relação de confiança que precisa de existir entre marcas e influenciadores digitais, deixando a ideia de que as palavras “influenciadores digitais” precisam de um sinónimo, pois parece que nenhum influenciador se sente confortável com um termo que parece implicar uma responsabilidade maior do que a que eles defendem ter – partilhar o que gostam com os seus seguidores.

Voltamos ao palco central onde o futuro já tinha chegado. Sophie the Robot e o Professor Einstein Robot conversavam e foi mesmo como olhar para uma realidade que julgávamos estar muito longe. A sua apresentação foi de tal maneira impressionante que quase nos esquecíamos que a seguir se apresentava Paul Levesque, ou Triple H. O diretor de operações da WWE explicou como procura atletas por todos os países, de maneira a tornar a marca mundialmente conhecida e, mais que isso, com que todas as pessoas, independentemente do país, se identifiquem. E apesar do wrestler não ter estado presente no painel Influencing #Instagram, do palco Panda Conf, deixou clara a sua ideia, que partilha com os presentes no referido painel, de que o carisma e a humildade são essenciais para o sucesso.

Foi justamente de sucesso que se falou a seguir – It’s lonely at the top: The life of a leader -, Gillian Tans, diretora do Booking.com, voltou a ressalvar que a humildade é muito importante, é necessário saber delegar, que um líder precisa de confiar na sua equipa para as decisões mais corriqueiras, para que este se possa debruçar sobre as maiores e mais importantes.

Depois da pausa para almoço, voltámos ao futuro. O diretor da Waymo apresentou o carro que se conduz sozinho e está tecnologicamente preparado para detetar todos os obstáculos que possam aparecer durante uma viagem que John Krafcik prometeu ser totalmente segura.

Terminamos a assistir a uma discussão entre Bryan Johnson, da Kernel, Professor Simon Evetts, da Blue Abyss, moderada por Laurie Segall, da CNN Money, sobre o que significa ser humano e como a nossa evolução se vai processar. Algumas conclusões foram tiradas e outras vão ter que ficar para o próximo ano. Os oradores concordaram que a tecnologia vai fazer com que o aspeto dos seres humanos não se altere muito em relação ao atual, mas a definição do que somos não foi tão consensual, num painel onde se discutiram as possíveis alterações genéticas que poderemos vir a sofrer para nos adaptarmos a novos ambientes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Escrito por: Inês Paulos

Fotografias por: Ricardo Marquês e  Stephen McCarthy/Web Summit

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s