Detetar a doença de Parkinson pela voz

Diogo Braga, engenheiro do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), criou um website que analisa ficheiros de voz, a fim de procurar indícios da doença de Parkinson. 

O recém licenciado em Engenharia Informática afirma que a deteção precoce de sintomas da doença não é o seu único objetivo, sendo que também pretende diminuir os gastos associados ao tratamento, exames e fatores psicológicos desenvolvidos à posteriori, como a depressão.

A obtenção do resultado é disponibilizada através de um ficheiro de áudio, descarregado em formato wav ou MP3 no website, com cerca de cinco segundos. Sintonizando os dados de pessoas que possuem a doença com os de pessoas saudáveis, os indícios são apurados utilizando um sistema de aprendizagem automática, que se irá refletir na análise da rigidez da voz e ciclos vogais.

Os docentes do ISEP e orientadores do projeto do recém diplomado explicitam que tem sido dada relevância e prioridade à publicação de artigos científicos que sustentem a credibilidade do website, que poderá ser o suporte para outras doenças do foro neurológico.

Escrito por: Elisa Lamy

Editado por: Inês Queiroz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s