Porto recebe “Arca de Noé” do mundo digital

Rare BTS - DSC00042.jpg.838x0_q80

A Galeria da Biodiversidade-Centro de Ciência Viva recebe até dia 29 de abril de 2018 a “Photo Ark”, exposição da autoria do fotógrafo da National Geographic, Joel Sartore, com imagens de espécies em perigo de extinção.

O projeto, que teve início em 2006, foi trazido a Portugal pela National Geographic, com a qual Joel Sartore colabora há mais de 20 anos, marcando, assim, a estreia no nosso país, depois da passagem por países como Austrália e Estados Unidos.

Com mais de 40 fotografias, infografias e vídeos, o fotógrafo americano pretende sensibilizar o público para a conservação das espécies animais, bem como para a urgência em salvar as que estão em perigo de extinção, em paralelo com a necessidade de defender a sustentabilidade do planeta.

Neste sentido, todas as fotos tiradas foram feitas em estúdio, apresentando-se com fundo preto ou branco e sempre com a mesma escala para que todas as espécies recebam a mesma distinção e sejam o único foco de interesse. “Não há distrações. Assim, podemos olhar estes animais olhos nos olhos”, referiu o fotógrafo.

O “Photo Ark” é um dos projetos com maior visibilidade da National Geographic e tem como objetivo documentar 12 mil espécies em 25 anos. Nos registos, 12 anos passados, contam-se mais de sete mil espécies retratadas e arquivadas para a posterioridade.

Para Sartore a viagem ainda mal começou, tendo em conta que pretende “tornar esta causa tão popular quanto o futebol, a roupa, ou a comida”.

“Salvar os animais tem de se tornar moda”, acrescentou. E se não for pela preocupação para com os animais, que seja pela própria sobrevivência humana.

A exposição “Photo Ark” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, na Galeria da Biodiversidade-Centro Ciência Viva, inaugurada a 30 de junho pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Sabe mais sobre o evento aqui.

Escrito por: Vanessa Bandeira

Editado por: Adriana Pedro

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s