Carros antigos proibidos de circular em Lisboa

O Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região de Lisboa e Vale do Tejo foi apresentado na passada quarta-feira, dia 25 de outubro e aguarda aprovação do Governo, sendo aplicável até 2020. A proposta é a de alargar as zonas de restrição da circulação aos carros antigos e reforçar a fiscalização que abrange também os “tuk-tuk”. 

noticias_56753ec9580bd

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI e sendo a poluição atmosférica uma das principais causas da mesma, sobretudo nas grandes cidades, o Plano de Melhoria da Qualidade do Ar da Região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta medidas para atenuar esta situação.

O novo plano passa assim pelo alargamento das Zonas de Emissão Reduzida (ZER) sobretudo nas zonas mais críticas da cidade, como a Avenida da Liberdade e arredores, e em Paio Pires, no Seixal, a par da promoção da utilização de veículos eléctricos.

Destaca-se ainda a importância da deslocalização das empresas com um número significativo de funcionários, de modo a reduzir as deslocações e assim o uso dos automóveis próprios e a atenção e cuidado na construção de edifícios reduzindo as emissões atmosféricas.

Por último, e para os dias em que ocorram episódios de falta de qualidade do ar, o plano propõe “medidas SOS” como um sistema de circulação de matrículas alternadas e a redução total ou parcial de tarifas no sistema de transportes coletivos, medidas estas já adotadas em certas cidades europeias.

Escrito por: Inês Mestre

Editado por: Adriana Pedro

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s