Clubes portugueses já conhecem adversários europeus

2401022

Os participantes portugueses nas provas da UEFA já sabem que equipas europeias vão defrontar na fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa.

Na Liga dos Campeões, Benfica, Porto e Sporting terão de se apresentar no seu melhor nível para ultrapassar esta fase e seguir para os oitavos-de-final.

Beneficiando do estatuto de campeão nacional, o Benfica entrou para este sorteio no Pote 1, evitando, logo à partida, alguns “tubarões” da Europa. No entanto, o sorteio ditou que no caminho dos encarnados irão estar Manchester United, Basileia e CSKA Moscovo.

Colocados no grupo A, o Manchester United de José Mourinho, apresenta-se como favorito à conquista do primeiro lugar do grupo, enquanto o Benfica terá de disputar o segundo posto com os russos e o campeão suíço, duas equipas que costumam marcar presença nesta prova. Historicamente, o sorteio não abona muito a favor do Benfica. Em nove jogos com o Manchester United, os encarnados apenas venceram um e em duas partidas com o CSKA, o Benfica nunca venceu. O único registo histórico positivo é frente ao Basileia, com uma vitória e um empate em dois jogos.

Ao FC Porto, colocado no Pote 2 do sorteio, calhou em sorte, o grupo (na teoria) mais equilibrado de entre todos. O campeão francês, Monaco, o campeão turco, Besiktas e o segundo classificado da liga alemã, RB Leipzig vão ser os adversários do FC Porto. Apesar do aparente equilíbrio do grupo, os “dragões” têm  boas recordações dos adversários. Foi diante do Monaco que o FC Porto conquistou a Liga dos Campeões em 2004, com uma esclarecedora vitória por 3-0. Frente ao Besiktas, de Pepe e Ricardo Quaresma, o FC Porto também tem um registo positivo, de três vitórias e um empate. Os azuis e brancos irão defrontar o RB Leipzig pela primeira vez, já que a equipa alemã se estreia nas competições europeias nesta época.

O Sporting partiu para este sorteio numa posição menos vantajosa que as outras duas equipas portuguesas na competição, uma vez que estava colocado no Pote 4. Juventus, Barcelona e Olympiakos são os adversários dos “leões”. O Sporting tem uma tarefa muito complicada, dado que vai enfrentar a hexacampeã italiana e finalista da Liga dos Campeões transata e o Barcelona, crónico candidato ao título europeu, bem como ao título espanhol. As expectativas leoninas recairão sobre a qualificação para a Liga Europa, sendo que irão ter a competição do campeão grego, Olympiakos. No entanto, recordando a participação do ano passado, o Sporting poderá sonhar com bons resultados frente a Juventus e Barcelona, já que frente a Real Madrid e Borussia Dortmund esteve muito perto de conseguir resultados surpreendentes. O Sporting nunca jogou frente à Juventus e Olympiakos, tendo apenas historial (negativo) contra o Barcelona, com uma vitória e três derrotas.

Quanto aos clubes participantes na Liga Europa, Braga e Guimarães tiveram sorteios complicados que podem comprometer as aspirações das equipas minhotas em seguir em frente na competição.

O Braga, mesmo partindo do Pote 1, vai defrontar equipas fortes: Ludogorets, o campeão búlgaro que tem marcado presença na Liga dos Campeões, Hoffenheim, que foi eliminado do playoff da Liga dos Campeões pelo Liverpool, e o Istanbul Basaksehir, segundo classificado da Liga Turca, também proveniente do playoff, tal como o Hoffenheim.

O Vitória de Guimarães, proveniente do Pote 3, também teve um sorteio bastante difícil, tendo como adversários o Salzburgo, o Marselha e o Konyaspor, da Turquia. Vai ser difícil aos vimaranenses apurarem-se para a próxima fase, tendo os mesmos de se apresentar ao seu melhor nível se quiserem seguir para os dezasseis-avos.

Escrito por: Pedro Chula

Editado por: Adriana Pedro

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s